sexta-feira, 26 de março de 2010

Andy Warhol na Estação Pinacoteca

ph_warhol

Se você gostou de conhecer um pouco sobre Andy Warhol ano passado com os posts em que analisei alguns de seus quadros, não pode perder a oportunidade de ver de perto as obras desse importante pintor da Pop Art.

Andy Warhol, Mr. America
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, na Estação Pinacoteca, exposição de Andy Warhol, um dos mais importantes e influentes nomes da Pop Art. Andy Warhol, Mr. America
De 20 de março a 23 de maio de 2010

De terça a domingo, das 10 às 18h Ingresso combinado (Pinacoteca + Estação Pinacoteca): R$ 6 ou 3,00. Grátis aos sábados.
Largo General Osório, 66 – fone 11 3337.0185

Aproveitem!!! =)

Andy Warhol,  Marilyn

Análise de Imagens no Ornitorrinco Quântico – Andy Warhol Parte 01; Parte 02; Parte 03.

Coragem, o Cão Covarde – Desenhos Preferidos (12 de 25)

coragem01

Alguém me diz se é possível não se apaixonar por um cachorrinho medroso chamado Coragem??? Impossível!!!

Coragem, o Cão Covarde é uma série de animação da Cartoon Network, criação de John R. Dilworth. Conta a história de um cãozinho que é a personificação do medo, ele treme, grita, chora, tampa os olhos e ouvidos mas sempre acaba tendo que enfrentar seus medos para ajudar seus donos, os velhinhos Muriel e Eustácio Bagge. Eles vivem em uma fazenda que fica no meio do nada, na cidade de Lugar Nenhum.

coragem04

Muriel ama Coragem mas Eustácio o odeia e está sempre brigando e chamando-o de burro. Já Coragem sempre se vê as voltas de mistérios que acontecem nessa fazenda e que botam a vida deles em perigo. Apesar de seu medo, Coragem sempre faz o possível e impossível para salvar a vida de seus donos, que quase nunca percebem os perigos que correm.

E que perigos e mistérios acontecem? De tudo: furacões, invasões alienígenas, monstros, fantasmas, demônios e tudo de ruim que se possa imaginar. Existe um clima de suspense genial que remete à obras de Edgar Alan Poe. Coragem passa por muitos perrengues mas sempre consegue escapar da morte, mesmo se ferindo e passando por sufocos terríveis. Os donos sempre sobrevivem no final, porém Eustáquio quase sempre não termina, digamos… normal.

coragem3

Divertido também são as mímicas que o Coragem faz para tentar avisar aos donos do perigo que correm. Ele busca referência de tudo, desde coisas do mundo pop até coisas da época do Zagaia, mas mesmo assim seus donos não entendem.

Por que eu gosto desse desenho? Primeiro porque Coragem é um dos melhores exemplos de como trabalha o bibliotecário atual. Sempre conectado, ele varre a rede como ninguém para buscar as soluções dos seus problemas. Conhece todas as formas de buscas, as melhores fontes de informação e sabe identificar o que quer das redes sociais, de forma rápida e eficaz, afinal a sua vida e a dos donos depende disso.

coragem02

O segundo motivo de gostar dele é que eu também sou medroso demais. Tenho medo de tanta coisa e medos de vários tipos! Porém, não tenho muito tempo para paralisar com meus medos, eu sempre acabo os enfrentando primeiro pra depois lembrar que tenho medo. E muitas foram as vezes que ajudei família e amigos com coisas que eles não tiveram coragem de fazer.

É sempre assim, todos dizem que o Rubens é medroso, mas na hora do pega pra capá, é sempre o Rubens que é chamado. Quando chega a hora de agir, boto a cara a tapa mesmo, com a pose de coragem e o estômago tremendo.

quinta-feira, 25 de março de 2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

Big Fish

01_bigfish

“O destino tem um jeito cruel de ir enredando você. Depois de todo trabalho de sair de Ashton, a garota que eu amo era noiva de um dos maiores otários. Tem horas que um homem precisa lutar e tem horas que ele precisa aceitar a derrota para o destino. O navio passou, somente um tolo persiste.

E daí? Eu sempre fui um tolo mesmo.

- Sandra Templeton, eu te amo e vou me casar com você!”

Trecho de Peixe Grande

terça-feira, 23 de março de 2010

Oie! =)

menina

Fonte: http://br.olhares.com/baby_luana_foto3552717.html

Oh vida…

Estou muito cansado esses dias.

Essa noite foi horrível para mim, custei dormir pensando em certas coisas. Sabe, estou cansado de dedicar amizade e atenção à algumas pessoas que não se importam muito comigo. Sou muito paciente, mas tudo tem limite.

Não acredito em amizades onde só um lado participa, onde não há trocas. Existem pessoas que eu me esforço, ajudo, apoio, preocupo e elas parecem se acomodar e não estão nem aí para o que sentimos ou vivemos. São frias demais.

Odeio o silêncio, entendendo o silêncio aqui como a falta de manifestação de alguém em uma amizade. Prefiro o xingamento, a blasfêmia, a verdade mais dolorosa, do que o silêncio. A verdade é um ferimento que pode doer, sangrar, mas com remédio, limpeza pra não infeccionar, se cura rápido. Já o silêncio, o não-dito, é um tumor que cresce dentro de nós e não nos damos conta, vivemos normal até que um dia descobrimos e perdemos o chão.

E o engraçado é que essas mesmas pessoas reclamavam do mesmo de outras. É engraçado como reproduzimos o que não gostamos que os outros nos fazem sem perceber.

Meu trânsito astrológico disse que o Sol está em crise com a Lua em meu mapa, por isso desses questionamentos. O conselho que ele me deu foi: do que eu devo me libertar?

Felizmente essa crise do Sol termina amanhã às 19h46. Não gosto de desperdiçar tempo com coisas negativas. Quero dedicar meu tempo para a minha evolução pessoal.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Resumo da semana

Tô numa correria desde que voltei para São Carlos. Preciso acabar meu TCC até segunda e depois ainda vou ter várias providências a tomar.

Mas também tô com um problemão que até hoje consegui administrar bem, mas periga complicar minha vida nos próximos dias, o pagamento da minha bolsa está atrasado. De uma não, de duas, porque já deu mais de 2 meses. E não há previsão. Já não tenho grana pra nada e tenho um monte de coisa pra pagar na próxima semana. Espero que saia logo.

Fiquei feliz com a notícia de que a partir desse fim de semana a pinacoteca de São Paulo começa uma exposição sobre Andy Warhol. Depois que passar a correria quero planejar para ir lá conferir.

Bom fim de semana para vocês!

terça-feira, 16 de março de 2010

A moça criticada

Há algum tempo atrás, havia uma moça muito mal falada no alojamento onde eu moro. Era um disse-me disse-me incontrolável, várias pessoas criticando a moça e suas atitudes. Mesmo quem não a conhecia, meu caso na época, acabava aceitando o que ouvia sobre a moça e repassando as fofocas maldosas.

Certo dia, estava me arrumando para ir almoçar no RU e um colega veio me falar dela e de coisas que havia descoberto. Ouvi e fui almoçar. Fui mais cedo, para não pegar fila grande. Chegando lá estava fechado ainda e fiquei esperando na pequena fila que já se formava.

Então olhei para trás e vi que a moça que estava atrás de mim era a moça mal falada do alojamento. Achei incrível encontrar com ela ali, logo após de ouvir outra pessoa falando dela.

Não sei como nem porque começamos a conversar. Eu dificilmente puxo assunto com desconhecidos, acho que foi ela que me perguntou algo. Respondi e começamos a conversar e a nos conhecer. Em certo momento, quando disse que era de Minas, ela se lembrou do antigo namorado que era mineiro e começou a falar dele. E começou a contar toda a sua história e a desabafar tudo o que estava sentindo.

Tudo o que ela dizia modificava completamente o que eu sabia da história, ela estava com problemas e indecisões, não havia feito nada errado mas lutava contra sentimentos pessoais opostos.

Eu mais a ouvi que propriamente ajudei com conselhos ou qualquer coisa. Sempre que ela me pedia conselho a estimulava com uma pergunta. Nossa prosa continuou depois que entramos no RU e fomos almoçar. Ela disse que achava engraçado estar se abrindo daquela forma com uma pessoa que nem conhecia. Eu também.

No final nos despedimos e ela disse estar bem mais segura do que faria. E aparentava estar mesmo, foi como se ela houvesse jogado uma pedra pesada fora que carregava sem motivo. Me agradeceu e se foi. Depois disso não conversamos mais mas a vejo sempre.

Pouco tempo depois vi que ela havia resolvido o problema com o namorado e partido para outra. Mudou, estava mais feliz e o melhor, todos os boatos maldosos caíram por terra e ninguém mais passou a falar negativamente dela.

Lembrei de contar isso porque a vi hoje e ela continua feliz e bem com o novo namorado. Sei que aprendi muita coisa com esse fato e fico feliz por isso. E fico feliz por ter a ajudado de alguma forma.

A vida tem desses momentos, precisamos ficar sempre atentos para não cair nas garras do preconceito e julgar os demais. Devemos ser juíses apenas de nós mesmos e aos demais devemos distribuir carinho, amor e atenção. As vezes um pouco de atenção é o que mais precisamos mas, nesse mundo corrido, é raro conseguir.

domingo, 14 de março de 2010

Oi

Eu escrevi um texto tão sem sentido e sem nexo para publicar aqui que acabei deletando. Acho que minha monografia está torrando o que sobrou do meu cérebro, só pode…

Bom domingo! =)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Dia do Bibliotecário

bibliotecario

Parabéns a todos os colegas bibliotecários! Hoje é nosso dia! Parabéns a todos aqueles que são a ponte entre a informação e as pessoas em geral.

Sem o trabalho do bibliotecário nenhuma outra profissão conseguiria se desenvolver, pois todas necessitam de informação e divulgar o seu trabalho. Também são as teorias da biblioteconomia que sustentam os sites de busca da internet. É uma das profissões mais antigas que ainda existe. Lá no mundo antigo, no povo do rio Tigre e Elfrates, já existiam pessoas responsáveis pela organização das tábuas de argila que serviram como o primeiro tipo de suporte para a escrita e transmissão de informação.

As bibliotecas como conhecemos só foram começar a surgir na idade moderna, se desenvolvendo a partir do século 19. O primeiro curso de biblioteconomia no Brasil surgiu no início do século 20.

Antiga biblioteca de Alexandria e a atual

O dia 12 de março foi escolhido como dia do bibliotecário no Brasil por ser o dia em que nasceu o senhor Manuel Bastos Tigre, em 1882. Ele era formado em engenharia mas em uma viagem para fazer especialização nos EUA, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, criador do Sistema de Classificação Decimal (CDD), muito utilizado até hoje. Manuel se apaixonou pela profissão, voltou ao Brasil, prestou concurso no Museu Nacional do Rio de Janeiro e passou, assumindo a função de bibliotecário.

Apesar de ser uma profissão tão antiga e tão importante, ela é pouco valorizada no Brasil. São poucas as bibliotecas que possuem bibliotecários formados e muitas, principalmente as escolares, são depósitos de livros e um lugar para encostar profissionais que estão quase se aposentando.

Desde que comecei a fazer biblioteconomia o que mais escuto é: “Bibio o quê?” “Pra que serve isso?” “Tem emprego pra isso?” “Mas precisa de curso pra fazer isso?”. É muito triste para todos os profissionais, tanto que muitos sentem vergonha de se dizer bibliotecários.

Biblioteca de Vancouver - Canadá

Além do trabalho tradicional, com o aumento do fluxo de informação e surgimento de novas tecnologias da informação, a biblioteconomia descobriu novas serviços que pode oferecer baseado nas suas áreas tradicionais, como indexação e disseminação seletiva da informação. O bibliotecário que se forma hoje em dia está apto a trabalhar tanto em bibliotecas e centros de informação tradicionais quanto em empresas e indústrias.

O bibliotecário é capaz de organizar todo tipo de informação registrada (informação registrada é tudo o que foi publicado de alguma forma, como livros, fotos, filmes, páginas na internet, arquivos em PDF, etc) e também identificar informações não registradas (é tudo que não foi publicado, como ideias, modos de fazer alguma coisa, conhecimento prático, etc.) e possibilitar caminhos para que elas se tornem registradas também. Assim, ele é capaz de selecionar, classificar, organizar, disponibilizar, orientar e divulgar a informação para seus usuários. Em empresas ele pode administrar as informações que circulam, implementar gestão do conhecimento, cuidar da segurança da informação, realizar pesquisas, auxiliar com a utilização de todos os tipos de normas e propor projetos que permitam melhorar o desempenho de todas as áreas através de análises de como a informação é utilizada e gerada na empresa e quais fontes de informação que não são utilizadas e que podem vir a ser implementadas.

biblioteca_novayorkBiblioteca de Nova York 

Mas uma função muito importante do bibliotecário e que ele pode fazer em qualquer lugar que vá trabalhar, seja biblioteca pública, escolar, universitária, empresarial ou industrial, é a de incentivo a leitura. Mostrar o caminho da leitura e o prazer de ler é uma dos trabalhos mais belos e importantes.

Todo mundo reclama que brasileiro não gosta e lê pouco. Não é por acaso que a profissão de bibliotecário é tão desvalorizada, se houvessem mais bibliotecários e bibliotecas com certeza a situação seria diferente. Olhem por exemplo os países de primeiro mundo, a biblioteca é um dos principais locais de uma cidade, lá você consegue informação sobre tudo o que precisa e a população tem o costume de frequentar e utilizar. Vejam por exemplo a quantidade de filmes americanos que possuem referências em bibliotecas. Se não lembra, procure reparar nos filmes que for assistir, são vários os títulos em que alguma personagem vai para alguma biblioteca.

Enfim, parabéns a todos os bibliotecários, cientistas da informação, gestores da informação, analistas da informação e todos os outros títulos que deram para essa bela profissão. Por mais difícil que seja essa pouca valorização, é com o nosso trabalho e esforço é que conseguiremos mudar essa realidade da nossa profissão.

Parabéns bibliotecários!!!

quinta-feira, 11 de março de 2010

A boneca da Lilica

DSC00660

Minha cadelinha, a Lilica, tem uma boneca que ela carrega para cima e para baixo. Na verdade é só a cabeça de uma bonequinha, mas ela morre de amores pelo brinquedinho.

Se ela sai da casinha dela para deitar em outro lugar, carrega a cabecinha junto. Se ela vem deitar no sofá da copa, tem que ter a boneca junto.

Mas o engraçado é que ela só pega e brinca com essa boneca quando ela quer. Não adianta ninguém pegar a boneca e jogar para ela ou querer brincar com ela, ela nem da bola, como se a boneca não fosse nada para ela.

Incrível, ela tem o mesmo gênio que eu! :)

É difícil ver ela com essa boneca, eu mesmo demorei para ver ela com a boneca na boca.

Dia desses um amigo estava na sala daqui de casa deitado no chão assistindo TV e ela estava brincando com ele. Não é que ela correu no quintal, pegou a bonequinha e entregou na mão dele, para mostrar? Uma graça.

terça-feira, 9 de março de 2010

Meme da Sheila

A Sheila pediu para responder esse meme, então vamos lá. E quem quiser reponder também, fique a vontade e avise. ;)

moleskine-types

1. Você faz pedidos às estrelas?
Para as estrelas não, mas para a lua sim. Vivo pedindo para ela mandar recados para mim. Será que as estrelas são mais eficientes? Um dia vou tentar…
2. Quando foi a última vez que você chorou?
Sábado. Pra ficar alegre aprendi que é preciso chorar quando o coração pede, assim alivia certas dores e limpa nossos pensamentos ruins.
3. Gosta da sua letra?
A de forma sim, a cursiva não.
4. Gosta de pão com o quê?
Mortadela defumada.
5. Se você fosse outra pessoa, seria seu amigo?
Acho que não, teria dificuldade e medo de aproximar.
6. Você é sarcástico?
Minha religião não permite.
7. Saltaria de bungee-jump?
Medroso do jeito que sou, não.
8. Seu sorvete favorito?
Maracujá com calda de chocolate.
9. Vermelho ou Preto?
Vermelho (o significado do meu nome é relacionado c/ a cor vermelha).
10. O que menos gosta em você?
Ser uma mistura de coisas antagônicas, como ser absurdamente calmo demais e ao mesmo tempo nervoso e impaciente. Ser quieto demais com algumas pessoas e falante demais com outras. E ser feio durante o dia e lindo ao sair do banho…hahaha
11. O que mais gosta em você?
Ter aprendido a enfrentar meus medos e a ter coragem para correr atrás do que amo e acredito. Também gosto de ser muito amoroso e ético, apesar disso ter me feito sofrer demais ao longo da vida. Mas prefiro acreditar no amor e na ética, esse sou eu e isso não dá e nem quero mudar.  
12. De quem você sente saudades?
Falecidos, dos meus avós. Vivos, de amizades que estão longe.
13. Descreva que roupa e calçado você está usando agora:
Chinelo, bermuda listrada e camiseta branca escrito História.
14. Qual foi a última coisa que comeu hoje?
Pão com mortadela e queijo.
15. O que vc esta escutando agora?
Tô ouvindo Raphael, Caravane.
16. Qual a última pessoa com quem falou ao telefone?
Uai, ligou alguém de São Paulo, ficou tocando uma música e desligou. Sei lá quem ou o que era. Deve ser povo de telemarketing, eles me amam.
17. Esporte favorito para ver pela TV?
Vôlei.
18. Filme de terror ou final feliz?
Nem  um nem outro. Suspense, que pode até ter final feliz.
19. Último filme que viu no cinema e com quem?
Avatar em dezembro, com um casal de amigos da biblioteconomia e mais uns 15 colegas da biblio.
20. Dia favorito do ano?
22 de agosto.
21. O que assistiu ontem à noite na TV? 
Programa da Hebe. Gracinha!!! :)
22. Sobremesa favorita?
Nutella. E também banana com leite condensado.
23. Que livro está lendo?
Só teóricos para o TCC.
24. Beijos ou abraços?
Sinto falta dos dois, são raros no meu dia-a-dia.

Notícias de ontem

No geral, gostei do Oscar. Já esperava a vitória de Guerra ao terror, mas me surpreendi ao ver eles levarem 3 categorias técnicas. Soa como uma vontade de Guerra sair vitorioso e com mais oscars que Avatar.

E que ejaculação precoce foi aquela do Tom Hanks ao anunciar o melhor filme? Quem piscou ou cochilou nem viu, de tão rápido e sem emoção. A cerimônia estava quase no fim e não podiam estourar o horário, só pode.

A Meryl não ganhou mas não fico triste pela vitória da Sandra não, eu gosto dela, ainda mais que ela ganhou o de pior atriz no framboesa de ouro. Sintetiza bem a carreira dela e ela esteve brilhante nas duas premiações.

Mudando de assunto, ontem levei meu pai ao hospital para um procedimento médico de desobstrução da uretra. Marcamos com o médico na sexta para segunda 9 horas. Chegamos e a atendente ligou para o médico que não pode atender porque estava fazendo cirurgia e deixou recado que nós esperávamos. E esperamos, esperamos, esperamos… ele até chegou a passar pela porta mas não aparecia de jeito nenhum. Deu meio dia e outra secretária ligou para ele, que disse que não sabia que a gente estava ali. Remarcou para 13h30. Chegou as 14h e em 10 minutos fez o procedimento. Disse de novo que não sabia e que não havia sido avisado.

Mas sabem que nem eu nem meu pai esquentamos muito com isso. Acho que estou aprendendo a ter paciencia com certas coisas e a não me irritar com coisas tão pequenas. Já meu pai não se incomoda por conta do Alzhaimer, que fz com que ele não perceba que passamos tanto tempo esperando. O importante é que meu pai tá bem agora e já recuperado, graças a Deus.

domingo, 7 de março de 2010

Oscar 2010

E chegou um dos dias mais esperados, o dia da entrega do Oscar. Todo ano é uma época especial, desde antes, tentando prever quem serão os indicados, até sair a lista dos indicados e finalmente a grande noite. E é assim desde que eu era pequeno.

Lembro que o primeiro Oscar que vi não foi ao vivo, foi numa reprise que a Globo fez. Foi em 1990, quando Dança com lobos ganhou. Lembro também do Oscar em que O silêncio dos inocentes ganhou e fiquei louco para assistir esse filme, coisa que fiz quando saiu na TV em um supercine uns 3 anos depois. Na época não entendi nada da história, mas achava fantástico as interpretações e o olhar assassino de Hannibal e a sua relação com a personagem de Judie Foster.

Depois teve anos em que assisti, outros não. Dois filmes que me marcaram e que corri ansioso para assistir depois foi A lista de Schindler e Forrest Gump. E A lista de Schindler sem querer me fez aproximar do meu primeiro amor. Além disso, nossa relação foi marcada com a música tema de 4 Casamentos e um funeral, que concorreu no Oscar de 1995 (mas isso é outra história…).

Nos anos seguinte não fui muito com a cara de O paciente inglês (e até hoje não assisti) mas em 1998 posso dizer que foi a primeira cerimônia que acompanhei inteira, pois desde 1997 eu já não conseguia pensar e amar outra coisa do que Cinema. E Titanic era um sucesso em todos os lugares que convivia, foi só alegria aquele ano.

Depois de muitas leituras e aprender realmente mais sobre cinema, coisa que vou aprendendo ainda, não teve um ano em que não vivi o ritual de espera, aposta, torcida e emoção. Mesmo quando eu tinha que trabalhar muito cedo eu não deixei de ver. Acho que teve um ano que não foi transmitido ou não pude ver, realmente não lembro, mas isso é terrível pra mim. Lembrando que nunca tive TV a cabo, sempre tive que depender da TV aberta.

Ultimamente tenho odiado a Globo que por conta do BBB corta o começo da cerimônia. Pra passar carnaval eles podem passar o BBB mais cedo, mas para o Oscar não. Tenho que me virar pela internet, fazer o que.

Já estou ansioso, nervoso e na torcida. Adoro Avatar e quero muito que leve muitos prêmios, embora Guerra ao terror está sendo apontado como favorito nas categorias principais. Mas minha torcida maior mesmo é pela grande Meryl Streep. Tudo bem que ela é sempre indicada mas já faz muitos anos que ela não leva o prêmio, tá mais do que na hora, porque para mim ela é a maior e melhor atriz viva do mundo. Ela é sensacional, tem uma força dramática e um domínio da interpretação que é coisa de outro mundo. Eu brinco que ela é capaz de interpretar qualquer pessoa do mundo. Ainda não assisti Julie & Julia mas os trailers que assisti mais os vídeos da verdadeira Julie Child me deixaram impressionados. Por melhor que esteja a Sandra Bulock, nessa mistura de cinema, culinária e Meryl Streep, meu coração sorri para Meryl. É muito amor. :)

 

sexta-feira, 5 de março de 2010

Saúde do meu pai

Essa semana o pai assustou a gente, vomitou alguns dias mas não teve nenhum outro sintoma, nem febre e nem nada. Ficou bom ontem.

Mas hoje outra coisa voltou, seu problema na uretra, ela entupiu de novo e ele tá tendo dificuldade para urinar. Levamos ao médico mas só segunda para o médico realizar o procedimento nele. Por conta disso vou ter q adiar minha volta para São Carlos.

Espero que ele fique bem e não seja tão difícil como foi em dezembro.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Porra, Mauricio!

Essa é uma das homenagens mais divertidas que já vi da Turma da Mônica. Se você não conhece vale a pena acessar e se divertir com as tiradas em cima dos quadrinhos do Mauricio de Sousa.

Porra, Mauricio!

PS: todo mundo cresceu esperando pelo banho do Cascão sendo que ele já havia tomado em 1964!!! Me sinto ludibriado…hahaha

quarta-feira, 3 de março de 2010

terça-feira, 2 de março de 2010

Procissão das Almas

Na última madrugada, conversei com dois amigos de São Paulo, o Marcus Veneroso e o Carlos Costa e Sousa, sobre uma antiga tradição e lenda que acontece durante a quaresma: a Procissão das Almas.

Essa procissão é muito conhecida aqui em Minas. Quando se é menino por aqui as mães costumam alertar aos filhos sobre essa procissão que segundo elas são um cortejo de almas que se levantam do cemitério e percorrem as ruas da cidade e que ninguém deve olhar para elas, senão morre. Além disso, as mães adoram contar as lendas das pessoas que viram a procissão e acabaram se dando mal.

Na verdade essa procissão é uma reunião de pessoas que se vestem de branco, com túnicas brancas e segurando uma vela acesa que percorrem as ruas durante a madrugada em dias da quaresma orando e cantando pelas almas do purgatório. Pela tradição ninguém deve abrir as portas e janelas de casa quando ouve que eles estão passando e muito menos olhar para eles. Se a pessoa está na procissão, não deve olhar para trás, porque as almas do purgatório estariam lá acompanhando o cortejo

Eu já ouvi essa procissão passar perto da minha casa uma vez que fiquei assistindo A noviça rebelde numa madrugada da Globo. Fui correndo abrir a janela para olhar mas minha mãe não deixou de maneira nenhuma. Isso já tem uns 7 anos, depois nunca mais ouvi. Minha mãe acha que a tradição está acabando e as pessoas não estão mais se importando com isso. Eu também acho que muitos dos senhores e senhoras que organizavam já faleceram.

O Marcus pesquisou e encontrou um site que fala da procissão das almas mais conhecida que existe em Minas, na cidade de Mariana. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre ela.

Sei que em São Paulo antigamente também acontecia, principalmente em cidades pequenas, e que essa é uma tradição que veio de Portugal.

Fica o aviso, se você estiver pelas ruas de madrugada durante a quaresma e ouvir vozes de orações e súplicas, fuja! Não olhe para a procissão, pois mesmo que você não morra, alguma coisa ruim pode acontecer… E nunca abra a janela!!! Uma alma pode se desgarrar da procissão e passar a te perseguir…

O aviso foi dado! ;)

segunda-feira, 1 de março de 2010

Apoio Denise Bottman

Gostaria de pedir o apoio de vocês para assinar esse abaixo-assinado em defesa da tradutora Denise Bottman que foi processada por uma editora, como eu comentei recentemente. Denise mostrou em seu blog ações de plágio da editora e agora foi processada por ela.

A iniciativa desse abaixo-assinado partiu de quatro grandes tradutores brasileiros – Heloisa Jahn, Jorio Dauster, Ivone Benedetti e Ivo Barroso – e também redigiram um manifesto em defesa de Denise. No manifesto você encontrará maiores informações sobre todo o caso.

Links:

O Manifesto.

Abaixo-assinado.

Desde já agradeço ao seu apoio e atenção.