Ontem descobri algo que me chateou muito, descobri que o Mundo do Sítio, portal transmídia com jogos e atividades para crianças inspirado na obra de Monteiro Lobato, foi encerrado no final de fevereiro.
Para quem não sabe, o Mundo do Sítio foi meu objeto de estudo no mestrado e passei os últimos anos o analisando e estudando, o que resultou na defesa da minha dissertação em agosto do ano passado. Criei um carinho muito grande pelo projeto e me senti realizado de poder contribuir para o estudo da narrativa transmídia, esse campo do nascer que é praticamente um bebê de tão recente e que ainda possui poucos pesquisadores trabalhando.
O Mundo do Sítio foi um projeto inovador, rico, educativo e muito divertido. As crianças tinham a oportunidade de passear pelo mundo mágico do Sítio do Picapau Amarelo e conhecer mais sobre a obra de Monteiro Lobato.
Infelizmente, um projeto transmídia é sempre caro, envolve diversos profissionais e é difícil de manter. Ano passado eles tiveram um baque de não poder mais contar com apoios patrocinados e acho também que tiveram corte da verba federal que recebiam de ações educacionais que promoviam para o ministério da saúde (mais uma vítima dessa economia capenga nossa). Só com as assinaturas eles provavelmente não conseguiram ter lucro e fechar as contas. Uma pena!
Perdem as crianças brasileiras que tinham uma opção nacional muito rica e educativa de divertimento, perdem os pais que podiam participar junto com os filhos e os estimular para a leitura, perde a transmídia, que mais uma vez vê um projeto naufragar (se não é fácil manter um nos Estados Unidos, imagina por aqui...).
Eu estava refletindo desde o ano passado em mudar meu foco de pesquisa para o doutorado e me sentia um pouco triste de ao fazer isso me afastar do Sítio e da transmídia. Agora, já tenho certeza, vou seguir para meu outro projeto, sem Lobato não veria graça em continuar o trabalho.
Quando eu inscrevi meu projeto de mestrado, o projeto do Mundo do Sítio estava apenas no papel, depois que entrei na pós o portal foi lançado e pude acompanhar tudo desde o início. Acompanhei as mudanças, registrei fatos, fiz levantamentos, analisei dados, escrevi artigos, apresentei trabalhos e, finalmente, defendi minha dissertação que foi aprovada com muitos elogios. Agora, estou escrevendo alguns artigos pra apresentar meus resultados, vou reescrever algumas coisas, inserir a informação sobre o fim e, se conseguir, apresentar em um evento.
Fico feliz de ter contribuído lançando um olhar científico para esse projeto e também porque agora minha pesquisa se tornou um documento histórico que apresenta esse projeto e onde ele se insere no universo de Monteiro Lobato.
E vida que segue... O Mundo do Sítio acabou, assim como os seriados, jogos e outros produtos, mas os livros ficam e enquanto houver uma criança se divertindo junto com Emília e a turma toda do Sítio por meio das palavras mágicas dos livros, Lobato permanecerá vivo e influenciando novas gerações. E que venham novos projetos, nossas crianças merecem!!!