segunda-feira, 30 de setembro de 2013

My MTV - Rubens Torres

 

mtv_logo

Hoje, 30 de setembro de 2013, a MTV Brasil encerra sua transmissão sob o comando da Abril e volta para a dona Viacom, encerrando assim seus 23 anos de TV aberta e iniciando uma nova etapa na TV por assinatura. Nesse último mês, a MTV realizou uma série de programas especiais com ex-VJs relembrando os melhores momentos deles na emissora, o My MTV. Inspirado nesse programa resolvi fazer um post para me despedir desse canal pelo qual sempre tive muito carinho.

Minha história como telespectador da MTV é, na verdade, bem curta. Eu fui assistir a MTV pela primeira vez em uma visita à família do marido da minha irmã, na baixada santista, porque na minha cidade não tinha o canal (na verdade eu nem sabia que a MTV era um canal aberto, fui descobrir anos depois). A irmã dele era super fã e me contava sobre os programas e clips exibidos pelo canal, e como era um canal feito principalmente para o público adolescente, a gente adorava. Mas essas visitas eram de poucos dias e raras, então nem lembro o que eu vi naquela época. Há poucos anos, acho que em 2007 ou 2008, a MTV entrou para o sinal da parabólica e aí sim eu passei a ser telespectador, mas só quando voltava para minha cidade em algum feriado ou férias da faculdade. Durante uns 3 anos assisti bastante coisa, mas depois eles perderam o sinal da parabólica e aí fiquei novamente sem assistir a programação como antes. Porém com a internet e o youtube isso já não foi mais problema pois tudo o que eu queria encontrava ali. E pra encerrar a história, eu tenho Sky em casa desde o ano passado, e eles não transmitiam MTV há muitos tempo devido uma briga anos atrás, mas por conta de uma lei que obriga as TVs por assinatura a carregarem 14 canais abertos, o canal voltou esse mês de setembro, por ironia do destino no último mês da 'velha' MTV. Ao menos tive oportunidade de assistir ao seu fim e vou poder acompanhar seu recomeço.

Mas mesmo não assistindo ao canal, a MTV sempre fez parte da minha vida. Aliás, mesmo sendo um canal pequeno e de pequena audiência, a MTV Brasil marcou a história da TV brasileira por seu estilo diferente, por ser uma oficina para novos apresentadores, os VJs, que começaram por lá e hoje estão presentes em vários canais (Astrid, Zeca Camargo, Márcio Garcia, Fernanda Lima, Marcelo Adnet, etc... ), e por dar espaço para a música, principalmente a brasileira e revelar novos talentos.

vjs_mtv

Muita gente critica o canal, principalmente o que ele se tornou nos últimos anos, que a música de qualidade foi perdendo espaço, etc... Nesses 23 foram muitos erros mas também acertos, e o principal acerto acho que eles mesmo experimentando, testando e errando muitas vezes, conseguiram manter uma programação voltada para os adolescentes. Minha sobrinha foi a última geração de adolescentes a acompanhar o canal, por exemplo, e por mais que existiam muitas críticas sobre a programação do canal, eu vi que para ela ainda era um canal relevante.

Os adolescentes mudaram e é certo que estão cada vez mais longe da TV, porém eles continuaram consumindo a programação televisiva na rede, compartilhando o que gostam e discutindo sobre seus astros e temas preferidos. E foi nesse campo a maior vitória da MTV Brasil nesse novo tempo, vários programas fizeram muito mais sucesso pela internet do que pela televisão. 

vjs_mtv2

Enfim, vou relembrar alguns momentos afetivos que guardo do canal. Minha primeira lembrança são as peças publicitárias que as revistas da Abril divulgavam o canal. Eu lia muitas revistas na época (e continuo até hoje) e achava divertido as peças da MTV. Mas acho que o mais marcou dessas publicidades eram as do VMB, porque aconteciam no dia do meu aniversário, em 22 de agosto. Ou pelo menos me lembro bem de um VMB daquela época que aconteceu no dia 22 de agosto.

Anúncio_de_estreia_da_MTV

Outra lembrança que guardo, mais recente, é de uma coisa sensacional que eles fizeram e que virou até tema de trabalho acadêmico, que foi um programa em horário nobre onde não tinha nada e era uma peça publicitária para incentivo à leitura chamado "Desligue a tv e vá ler um livro". E era isso, pedia as pessoas para desligarem a televisão e irem ler um livro. Onde mais veríamos uma TV pedindo ao telespectador para desligar a TV senão na MTV??

mtv_desligueaTV

Uma coisa fez parte da vida de todo mundo, mesmo quem nunca assistiu a MTV: o Acústico MTV. Bandas e cantores brasileiros gravavam um show em versão acústica que era exibido no canal e depois comercializado no mercado. Esses acústicos dominaram as paradas inúmeras vezes e muitos DVDs tiveram uma venda enorme. Legião Urbana, Rita Lee, Gilberto Gil, Kid Abelha, Cássia Eller, Ira, entre muitos outros. Uma curiosidade que entrou para a história foi o Acústico do Roberto Carlos, que foi realizado mas nunca exibido por proibição da Globo que não liberou o rei por conta de um contrato que ele tem com o canal.

 

Um dos programas que assisti bastante na minha época de parabólica foi o MTV na Rua com a doida da Penélope. Passava no fim da tarde e era um formato de programa que estava em extinção, com um apresentador e uma plateia realizando jogos e quadros variados, só que em alguma rua. Por ser ao vivo sempre tinha algo divertido e a Penélope comandava bem.

Mas o programa que mais me diverti foi o PodSex onde se falava sobre sexo, era bem divertido e descontraído, um dos melhores programas de sexo para adolescentes que já assisti. Já comentei sobre ele no blog, relembre!

Quero lembrar também um dos programas mais nada a ver que já vi, ou melhor, só ouvi porque não tinha nada o que ver, era o “Não tem clip… mas é legal”, que era para mostrar as músicas que nunca tiveram clip então nunca passaram na MTV, era um espaço para essas músicas. Ali eu já comecei a achar que a MTV realmente estava no fim…rs

Na MTV também assisti ao melhor programa sobre futebol que já assisti na TV, que era o Rock Gol. Era um bate-papo divertido comentando os jogos do fim de semana, sempre com algum convidado do mundo da música presente. E uma vez por ano tinha o tradicional jogo com cantores, muito legal.

Se fosse para escolher um VJ dentre os mais de 120 que a MTV teve acho que escolheria a Astrid. Acho ela super simpática, ótima comunicadora e cresceu muito com o tempo. Ela também foi a primeira a abrir a MTV e será a última a apresentar, fechando as portas. Atualmente ela brilha no GNT e eu adorei seu My MTV, ela viveu ótimos momentos no canal. Ela fez a pergunta que todos os leitores do Brasil sempre quiseram fazer Paulo Coelho: ele sendo um dos escritores brasileiros que mais vendeu (e vende) livros, ou seja, que tem muita grana, por que ele não tem um revisor de texto fodástico pra corrigir seus erros de português? Paulo Coelho interrompeu o programa e perguntou que erros eram esses e o diretor do programa desceu lá, abriu o livro e foi mostrando os erros. Pulo Coelho ficou com a cara na poeira!! (A resposta que ele deu depois era que queria que a linguagem de seus livros se aproximasse da língua cotidiana dos leitores).

https://www.youtube.com/watch?v=1Z0XpydWS10

Outro programa que deixou saudades foi o Comédia MTV, revelou diversos humoristas e foi um palco para Marcelo Adnet afinar o seu talento, principalmente com seus clips divertidíssimos!! Calabresa, Gui Santana, Tatá Wernek, Paulinho Serra foram alguns dos atores que brilharam no programa. Seus quadros são sucesso até hoje nos compartilhamentos nas redes sociais.

Essa foi minha homenagem ao canal. Vou sentir saudade dos Verões MTV, do Luau, das propagandas loucas e psicodélicas e dos programas simples e muitos deles bobos, mas feitos com muito carinho por um pessoal que amava fazer aquilo. Deixa muitas lembranças, muitos vídeos e muitos talentos. Vai fazer falta a fábrica de profissionais de TV que o canal foi. Mas chegou a hora da MTV, com seus 23 anos, deixar a bagunça e vida de estudante e virar gente adulta, como aconteceu com todos os seus telespectadores. Que venha a Nova MTV!!

MTV-Logo-MTV

2 comentários:

Sheila disse...

Eu acho curioso dizer que a MTV deixa de ser um canal aberto porque eu só pude assistir quando assinamos tv a cabo em casa, em meados dos anos 90. Até então, pra mim! Distante mesmo, que eu só via na casa de quem tinha parabólica lá no interior de MG ou no Fisk, onde estudei por 6 meses e chegava mais cedo só pra assistir o começo do Disk MTV antes do professor chamar pra sala.

Fui apaixonada pelo Zeca Camargo, não perdia um Pé na Cozinha ou Barraco MTV com a Astrid - que adoro desde sempre! - torcia por clipes das músicas que amava e, em tempos antes ter o canal em casa, anotava na minha agenda os Disks que assistia na casa "dasamiga".

Eu ia dizer que ela ficou chata na última década mas acho que eu fiquei velha.

Sinto por uma era que se vai mas quero pensar que é uma transformação pra melhor.

Beijão.

Rubens Torres disse...

Infelizmente não acompanhei essa época boa Sheila, mas sou muito saudosista, relembrei muita coisa da minha vida desse tempo... A Astrid é pura simpatia, também gosto muito dela.

E eu que passei na banca e vi o Chico Bento adolescente indo pra faculdade... O tempo é implacável mesmo...rsrs