Esse domingo fiz a primeira receita do livro de 1000 receitas da culinária brasileira da Regina Reis que comprei recentemente. Nunca tinha feito um risoto, fiz e acho que o resultado ficou bom. Esqueci de tirar foto, mas os amigos comeram e gostaram. Vamos à receita pra quem se interessar:
Ingredientes:
500g de linguiça de pernil fresca e já sem trema :P
15 folhas de manjericão (eu não achei em folha no mercado, comprei picada mesmo)
3 colheres de sopa de azeite (é azeite extra virgem, viu? Não composto misto de óleos…rzz)
2 colheres de sopa de margarina
1 cebola média ralada (pra chorar as mágoas)
1 lata e meia de cerveja preta em temperatura ambiente (vigia pros pinguços não atacarem a cerveja antes, tive problema com isso…rzz)
1/2 xícara de água
1 xícara de chá de arroz arbóreo (eu usei arroz parboilizado)
1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
sal a gosto.
Modo de fazer:
Lave a linguiça, retire a pele, separe a gordura e pique a carne (isso é bem chato, a gente tem que “destrinchar” a linguiça inteira praticamente pra separar a gordura). Coloque numa panela a gordura da linguiça e frite, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até dourar.
Junte o azeite e a linguiça e refogue até dourar. Acrescente a metade da margarina e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar transparente. Em outra panela, coloque a cerveja e a água, leve ao fogo e deixe ferver.
Acrescente o arroz sem lavar (então nada de arroz vagabundo, viu? Ou então lava e deixa ele secar no sol…) e o sal à panela com a linguiça e refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 4 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e unidos.
Adicione 1/2 xícara de chá da cerveja fervente e cozinhe, sem parar de mexer, até não ter mais líquido. Repita a operação anterior até o arroz ficar no ponto. Mexa sempre e não se esqueça de raspar o fundo e as laterais da panela. Na última vez em que for colocar a cerveja, junte também o manjericão (no meu deu pra dividir a cerveja em 5 partes, sempre no processo: põe a cerveja, ferve, mexe, seca e põe mais cerveja). Incorpore o restante da margarina, mexa e retire do fogo. Polvilhe o queijo, misture e sirva em seguida.
Rendimento: 4 pessoas (aqui comeram 4 e ainda sobrou, dá tranquilo para 5)
Tempo: 55min.
PS: procurando na internet aparecem várias receitas como essa, o que mais muda é o tipo de linguiça. Só não consegui descobrir de que região brasileira é, se alguém souber me avise. ;)
4 comentários:
Hmmm... essa linguiça e esse manjericão "de verdade" me farão sofrer atrás deles no mercado... rsrs
Mas fiqui com água na boca!
Obrigada pela receita.
Beijão e boa semana.
Acho q não, eu encontrei facinho... manjericão vc encontra naquela seção de temperos em saquinho e a linguiça no açougue, não sei aí no sul, mas por aqui vc encontra fácil em qualquer supermercado e açougue.
Qualquer coisa use uma linguiça que dê para separar a gordura.
E se achar linguiça com trema denuncie pra vigilância sanitária OU pra academia brasileira de letras...hahahaha :P
bjo
Mas esse manjericão que você encontrou é o fresco ou algum tipo desidratado? Da linguiça... vou ver aqui. E sem trema, seu palhaço! haahhaha
É o desidratado...
Postar um comentário