domingo, 31 de janeiro de 2010

Notas

Hoje finalmente terminei as coisas que precisava terminar esse mês de janeiro. Fui até o último dia, mas consegui e não há nada melhor do que a calma depois da correria para fazer algo. Acho que ficou bom, poderia melhorar muita coisa, é claro, mas fiquei satisfeito com o resultado final.

Hoje também revi minha melhor Amiga, a Silvia. Em fevereiro nossa amizade completa 20 anos… 2 décadas!!! É incrível a gente continuar amigos a tanto tempo, e cada vez que nos encontramos nossa amizade só fortalece, apesar de passarmos muito tempo sem nos vermos.

E ela passou por cada dificuldade do fim do ano pra cá, nem sei como ela encontrou forças pra superar tudo. Eu teria desabado e estaria no chão até agora no lugar dela… essa é guerreira e muito iluminada, admiro ela por isso.

Boa semana pra todo mundo!!! ;)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Correria está de volta…

Ô semana corrida!!! Já tá chegando quinta e eu ainda tenho trocentas coisas pra fazer. Estou desde as 2 da tarde trabalhando e toda hora que penso em desligar lembro de coisas ainda pendentes.

E ainda tenho um artigo para terminar de escrever até sexta, vai ser osso pra conseguir, porque ainda tenho coisas do meu trabalho para fazer. E no meio disso tudo tenho que arrumar tempo pra ir na casa da minha irmã, pagar a inscrição de um concurso e ir no correio.

Como é bom trabalhar, já tava com saudades depois de umas semanas de descanso.

E uma loja que me ligou ontem cobrando uma conta que segundo eles venceu no dia 10. Eu sabia que tinha essa conta mas jurava que ela era para agora no fim do mês e estava até esperando o boleto da loja como eles sempre fazem. Só que as regras mudaram e eu não sabia, que raiva!

Minha formatura – resolvido, vou participar da colação e do baile, que vai ser sexta e sábado da próxima semana.

Esse post tá muito bagunçado, mas eu é que estou louco pra ir dormir…

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Errar é preciso…

angustiadejacó

Diariamente vivemos acertos e erros. A maioria dos nossos erros são banais, bobos… outros são mais complicados mas encontramos sempre soluções e vamos tocando o barco. Mas pode acontecer de sermos premiados com aqueles erros que nos fazem pensar “Por que fizemos isso?”

Por mais forte que sejamos esses erros nos machucam, nos angustiam e envergonham. Segundo Sartre, a vergonha é do que o Outro pensa do nosso Ser, porque seríamos a imagem que o Outro nos faz. Vivemos construindo nossa imagem no Outro e construímos a dele.

Mas o mais curioso é que só aprendemos mesmo cometendo esses erros, passando por processos que nos faz questionar e perceber quais são nossas lacunas e o que precisamos melhorar. Errar todos erram, mas reconhecer o próprio erro é uma das coisas mais difíceis.

Pior é quando repetimos erros. Passamos por um processo e achamos que o superamos, mas aí de repente lá estamos nós cometendo o mesmo erro novamente. E isso pode se repetir inúmeras vezes, até que aprendemos um pouco melhor.

Hoje conheci uma mulher que disse que errou muito em sua vida. Para ela aprender a caminhar direito na sua história de vida pessoal ela precisou passar por muitos erros. Fiquei imprecionado com sua coragem, porque demorou muito para ela reconhecer seus erros e partir para uma ação de mudança. Os erros as transformaram, a moldaram, e hoje ela é uma grande mulher, forte, com fé e respeito próprio.

Somos como uma pedra preciosa que precisa ser lapidada. Como a areia que precisa do fogo para virar vidro. Quando estamos no fogo o medo nos consome e pensamos que será nosso fim. Se temos fé e acreditamos que aquele fogo foi necessário, nos tornamos uma peça de vidro linda e pura. Se não, nos rachamos, entortamos e acabamos descartados.

Se você errar, não se desespere. Reconheça seu erro, se perdoe (o nosso próprio perdão é importantíssimo para uma vida saudável) e pessa perdão a pessoas que porventura possam ter relação com seu erro e tenha fé que tudo acabará bem.

Errar, reconhecer seu erro e iniciar uma ação que procure evitar esse erro novamente é o caminho para uma vida melhor e ligada à Deus.

Caiu? Levante e volte a brincar, é o melhor remédio.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Primeira (e única) pescaria

grav_menino_pescando

Devia ter uns 5 anos. Minha mãe me chamou para ir com ela limpar o rancho da sua patroa, que fica no porto do Glória aqui em Passos. Fui porque adorava o lugar, achava lindo o rio e a vista.

Fui várias vezes lá sempre que minha mãe ia faxinar, só que essa vez foi mais especial, foi quando eu pesquei pela primeira vez.

Havia uma mulher parente da proprietária e o filho dela. Essa mulher resolveu pescar e me convidou para pescar também, junto com o filho dela. Fiquei meio inseguro mas louco para experimentar, parecia ser algo muito divertido.

E foi, custei a começar a pegar os peixes, ela ia me orientando, mas quando comecei era um atrás do outro. Só não conseguia tirar o peixe do anzol, eu trucidava o pobre bichinho, então ela tirava para mim. Ela pescou muitos, eu pesquei 11 e o filho dela nenhum. Na verdade ele pescou um, que caiu numa piscina velha e eu que encontrei horas depois. Ele ficava bravo e irritado e não conseguia seguir as orientações da mãe como eu.

Só que minha alegria acabou na hora de ir embora. Eu crente achando que ia levar os peixes que pesquei para casa e minha mãe não deixou. Ela odeia peixe e além disso disse que não era certo, que os peixes eram da mulher. Ela deixou eu levar alguns, mas minha mãe não permitiu. Voltei emburrado para casa. O outro menino achou a coisa mais boa do mundo eu voltar de mãos abanando…

Não sei se estou enganado, porque faz muito tempo, mas tenho quase certeza que esse menino é o mesmo que anos antes fez uma maldade horrível comigo. Não conto sobre isso aqui no blog porque é algo muito doloroso para mim e que me traumatizou muito. Mas foi algo digno de livros do Stephen King. Se no futuro me tornei inseguro e com medo de relacionamentos devo muito a esse pestinha.

Em 2003, em uma reunião de grupo que participei com colegas da época, pediram que eu contasse algo que havia me marcado profundamente. Contei essa história, que até aquele momento nunca havia revelado a ninguém, e quando olhei para as pessoas do grupo, homens e mulheres com mais de 30 anos, todos estavam chorando emocionados, acho que nunca recebi tanto abraço e beijo na vida. Aprendi a lidar e superar isso sozinho e sou muito feliz com meus avanços.

Mas enfim, esse post é sobre a pescaria… nunca mais pesquei depois disso. Na verdade nunca mais tive oportunidade ou recebi um convite, mas até hoje espero uma nova oportunidade para pescar.

E foi nesse rancho que conheci um pé de amora. Comia amora demais lá, achava delicioso. Até hoje acho. Oh frutinha gostosa, que mistura o doce e o azedo de forma primorosa.

Koala

Olha que graça, como são lindos:

koala3

koala

koala2

Isso é Amor!!!

Fonte: Riverbanks Zoo/ZooBorns

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Férias

Ando tão vagabundo esses dias, hoje que comecei a fazer algumas atividades pendentes.

Tenho que terminar meus cartões que fiquei de enviar, mês passado não consegui e agora tô fazendo aos poucos porque são todos à mão. Só que diminui o número de amigos que vou enviar, senão não daria.

Hoje recebi mais 2 postais, um da Bielorrússia (Belarus) e o outro da Holanda. Ontem recebi vários da Argentina também.

A formatura da minha turma se aproxima. Acho que sou a única pessoa no mundo que não liga muito para isso. Na formatura eu vou, estou decidindo se vou ao baile também.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Mais sofrimento no Haiti

Além de tudo o que a população do Haiti vem passando, com a dor das mortes e destruição, hoje li uma matéria que me deixou ainda mais horrorizado. Gangues de bandidos que fugiram dos presídios voltaram a ocupar a maior favela do país e agora percorrem as ruas ameaçando pessoas, atirando, saqueando e provavelmente causando mais mortes.

O ser humano me assusta muito. Me faz lembrar do livro e filme Ensaio sobre a cegueira…

Leia a matéria aqui.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O tarô é um bom amigo

Estava tão angustiado, triste com algumas coisas e sem ninguém pra conversar então resolvi tirar as cartas para receber alguns conselhos. Foi ótimo, o tarô me motivou, me ajudou a entender um monte de coisa, a pensar em vários aspectos que eu não percebia e me deixou mais feliz.

É pra isso que o tarô serve, pra ser um amigo que nos faz refletir nossas ações. Ele não mostra o futuro, ao contrário do que os charlatões dizem, ele apenas nos ouve e tenta dar um ombro.

Um presente e um dilema

Tenho que comprar um presente para uma moça e não faço a menor ideia do que comprar, porque ela é uma pessoa difícil de agradar. Não vale perfume, não vale chocolate, roupa nem pensar, acessórios muito menos… vou sair vagando pelo comércio com uma lanterna na mão procurando iluminação.

Ganhei tanto presente legal que agora me sinto na obrigação de dar algo que ao menos seja satisfatório à moça… pedi ajuda ao namorado dela e nem ele pode me ajudar!!! E meus amigos me motivaram muito… a coisa é feia…

Mas eu confio que vou encontrar o presente certo!!! Agora o que eu vou falar na hora de entregar é outro problema (é um amigo oculto, que foi adiado, adiado e adiado de novo e agora parece que vai sair finalmente durante o noivado do meu melhor amigo… dps eu conto sobre o noivado, vai ser no sábado).

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Eu quero pegar gente

homer_ama_bbb 

E começou mais uma edição do zoo… digo, reality show mais idoso da TV brasileira, o BBB10. São infinitos 3 meses onde absolutamente ninguém no país inteiro consegue ficar imune. Até quem não assiste acaba sabendo quem está, quem ficou com quem, quem indicou quem, quem foi eliminado… todo ano a gente tenta escapulir, mas não tem jeito, é praticamente impossível.

Só queria comentar minha primeira impressão dessa nova edição. Ela foi divulgada como sendo o BBB da diversidade mas o que vimos foi uma vergonhosa criação de estereótipos até o fim, onde uma prova para escolha do líder formou equipes com rótulos para os participantes a partir de características estereotipadas que o programa cunhou, como belos, sarados, coloridos, cabeça…

E tem uma moça que adora seduzir todos, até crianças!!! E que não é piranha, fique bem claro!!! Uma outra trabalhada no Nelson Rodrigues que gosta de apanhar, uma lésbica que já entrou na casa querendo arrumar briga… E uma doutora em linguística, especialista em Análise do Discurso (essa foi minha maior surpresa desde que sairam o nome dos participantes, ela vai ter muitos enunciados e signos para analisar nessa casa, isso vai).

As perguntas que o Bial fez também são um espetáculo a parte, já começou na divagação filosófica e gaguejos característicos. Engraçado foi que do nada ele perguntou ao modelo agrônomo se ele já ficou ou ficaria com uma mulher bissexual, tipo uma coisa que só o Boninho pra entender… E a abertura que começou errada, começou com a abertura do BBB9… brilha muito o padrão grobo de qualidade…rzz

Mas certamente será um sucesso e Homer Simpson e Peter Griffin não perderão nenhum programa e votarão bastante. E que Foucault abençoe a Dra. Elenita e o “núcleo” GLS estereotipado da casa.

peter_griffin_and_family

PS: Vou explicar o título do post, que não tem nada a ver com o BBB. Hoje estava assistindo o programa de férias da Penélope na MTV, que foi gravado em uma praia em floripa, e ela perguntou para uma moça o que ela espera do verão, que respondeu: “Eu quero pegar gente”… não sei pq associei esse discurso ao BBB10… :)

PPS: Pq eu não comentei nada sobre a Tessália, vulga @twitess? Mas sabe q nem vi ela no programa, sei lá, acho que sem script a coisa não rola muito com ela…

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Minissérie Dalva e Herivelto

dalva dalva_herivelto

Preciso dizer que gostei muito da minissérie Dalva e Herivelto. Não conhecia absolutamente nada sobre eles e foi muito rico conhecer um pouco sobre esse casal importante da nossa história artística.

Alguns temas passaram muito rápidos, poderiam ser melhor explorados, mas no geral Maria Adelaide Amaral nos brindou com mais um texto belíssimo e muito bem escrito. A produção no geral foi primorosa, como sempre, e o trabalho com as cores um aperitivo a mais.

Mas o que mais gostei foi o encerramento, com a morte da Dalva, ao som de Hino ao amor. Me fez lembrar da minissérie Maysa, que foi exibida em janeiro do ano passado, e do filme Piaf, que conta a vida da cantora Edith Piaf. Piaf foi a primeira a cantar essa música  e ela ficou marcada quando perdeu o seu grande amor de maneira trágica, de forma que a música se tornou para ela uma lembrança desse grande amor. Maysa também gravou a versão em português dessa música e se tornou marcante em sua vida também, ao ponto de ser considerada uma das melhores intérpretes de Piaf no mundo (lembrando que ela gravou outras músicas dela em francês também). E agora conheci a versão de Dalva de Oliveira, que também é belíssima e emocionante. Tanto no filme quanto nas minisséries me emocionei ao ouvir a interpretação dessa música.

3 mulheres diferentes na personalidade mas iguais no talento e na força de suas vozes. Foram fortes, sofreram por amor, tiveram problemas, mas nunca deixaram o que mais amaram: a música.

Hino ao Amor

Se o azul do céu escurecer
E a alegria na terra fenecer
Não importa, querido, viverei do nosso amor
Se tu és o sol dos dias meus
Se os meus beijos sempre foram teus
Não importa, querido o amargor das dores desta vida
Um punhado de estrelas no infinito irei buscar
E aos teus pés esparramar
Não importa os amigos, risos, crenças e castigos
Quero apenas te adorar
Se o destino então nos separar
Se distante a morte te encontrar
Não importa, querido, porque morrerei também
Quando enfim a vida terminar
E dos sonhos nada mais restar
Num milagre supremo
Deus fará no céu eu te encontrar

 

PS: também existe uma versão belíssima dessa canção interpretada por Altemar Dutra.

PS2: ainda não confirmei, mas acho que a Letícia Mey, que escreveu o roteiro da minissérie junto com a Maria Adelaide, é a filha de uma famosa professora do meu curso de biblioteconomia, a Eliane Mey. Ela contou uma vez que sua filha trabalhava na Globo, auxiliando nas pesquisas e leituras de material para os novelistas da emissora.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O amor entre os patos

Donald e margarida

Temos um casal de patinhos aqui em casa. Minha mãe os pegou pequenininhos, para substituir os antigos. Eles cresceram e já tem um tempinho que a fêmea começou a botar. Só faltava o pato consumar o casamento.

Hoje mesmo minha mãe comentou que ele ainda não tinha se interessado pela patinha. Acho que ele escutou, porque quando foi de noite escutei ele gritando. Fui olhar ele estava cortejando a patinha e tentando subir nela.

Só que ela não é fácil não, bicava ele e subiu no poleiro. Ele então começou a puxar ela pelo pé, para ver se ela descia. Nada, ela não queria nem saber do coitado.

Aí ele fez a coisa mais linda, pegou uma folha de figueira no bico e ficou mostrando ela para a patinha, como um presente, balançando para ela ver.

Mas nada, ela é moça direita e não quer saber de fazer essas coisas no meio da noite, ela quer dormir… Ou talvez ele lhe tenha feito algo que ela não gostou durante o dia, vai saber…

Eu achei que ele ia desistir, mas o moleque é insistente. Agora a pouco, quando deu uma hora, voltou a gritar e a tentar puxar o pé dela. E ela brava… ela me olhou com uma cara de “olha que safado, dá um jeito nele”…rzz

Mas a gente não deve se meter no relacionamento dos outros, não é verdade? A gente não, mas a natureza sim… nesse instante começou a chover e o Romeu deve estar lá todo molhado suplicando pelo amor da amada.

A natureza é linda D+… :)

E qualquer semelhança com o mundo dos humanos é mera coincidência…hehe

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Visitação – Folia de Reis

visitaçao

Encontrei o caderno que era do meu pai com as letras das folias de Reis. Publico aqui a primeira parte da Visitação (momento em que a folia de Reis para em uma casa e pede licença ao morador para receber a bandeira que eles trazem em seu lar).

PS: obedeci a grafia da letra original.

Visitação

Odicasa oudicasa

nobre gente

são chegada dos 3 Reis

lá da parte do Oriente

1

Oudecasa os 3 Reis

que do Oriente envem

para visitar Jesus Menino

abre as portas de Belém

2

Oudecasa oudecasa

escutai o que eu direi

lá da parte do Oriente

são chegada dos 3 Reis

3

Neste lugar de Belém

os 3 Reis vem chegando

guiado por uma estrela

que nos venguiando

4

No portento se revela

vem no céu resprandecer

uma brilhante nova estrela

algum mistério deve traser

5

Estrela prometida

mil ano antes de brilha

foi dos magos hoje avistada

nos leva Jesus a dorá

6

Recebei esta bandeira

nossa luz e nossa guia

leva ela enbelém

vamos verer o rei micia

7

Da lecença pastorinha

da linça de chega

no prezepio de Belém

onde Deus micia está

8

Licença Simeão

linça vospedimo

para entra em sua lapa

para adorar a Deus menino

9

Sossegue meus 3 Reis

companhada a nova luz

que alumina os 3 Reis

protetor de Jesus

10

[…]

Passos, 23 de Setembro de 1984.

Onofre Francisco Torres

folia

Dia de Santos Reis

reismagos

Para os católicos hoje é um dia especial, é o dia de lembrar dos 3 Reis Magos que visitaram Jesus no Natal. Pela tradição hoje é o dia de se guardar o presépio e retirar os enfeites de Natal das casas. Mas infelizmente são poucas as pessoas que se preocupam com essas tradições.

Pra começar, dificilmente encontro alguém que coloque os enfeites no dia 08 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, todo mundo coloca antes graças ao comércio que adora sugar ao máximo o dinheiro das pessoas.

Acho importante seguir tradições, cada religião e cultura tem as suas e deveriam ser respeitadas. Sempre foi assim desde que o homem se entende como homem. Mas o homem moderno não está muito interessado nisso. Depois reclama que a vida é triste, sem sentido e cheia de solidão. Vai entender.

Sobre os reis magos tem muita gente que adora dizer que eles não existiram. Pra mim isso não tem a menor importância, afinal eu também não existo. O importante é a fé que eu vejo nos devotos dos Reis Magos. No meu bairro há uma capelinha de Santos Reis. Amanhã provavelmente haverá missa (isso se o padre não resolveu mudar a data, ele adora fugir das tradições, assim como o Papa que mudou o horário da missa do galo ano passado… mas isso é um desabafo de outra história) e cavalhada pela cidade. Muitos grupos de congada e folia de reis vem de várias partes do país e se encontram na Praça da Igreja de São Benedito para depois virem para a capela de Santos Reis, aqui no meu bairro. É lindo ver a fé das pessoas, as roupas, fantasias e os tradicionais palhaços que deixam as crianças com curiosidade e medo.

No meu bairro existem vários grupos de congo tradicionais e antigos. Não sei falar muito sobre eles, mas basta chegar o final de ano até o dia 06 de janeiro para eles desfilarem pelas ruas da cidade cantando as tradicionais músicas que relembram o nascimento de Cristo.

Meu pai e alguns parentes já participaram desses grupos no passado. Tenho uma gravação do meu pai cantando e de um tio avô da minha mãe também. É lindo, tenho a letra escrita em um caderno, vou tentar achar para publicar aqui.

Hoje na Europa existe a tradição de se comer um bolo chamado Galette des Rois, ou bolo-rei. Nunca comi, mas dizem ser delicioso.

Feliz Dia de Reis!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Primeiro sonho do ano

oupsnomorepaint

Meu primeiro sonho foi cinematográfico. Sonhei que estudava em uma escola e descobri que uma das professoras, uma morena belíssima e sensual, era uma espiã. Ela então começou a me perseguir para me assassinar. Levei um tiro nas costas e caí no chão fingindo de morto. Ela acreditou e saiu. Eu fiquei um tempão deitado (porque eu não fugi? Roteiro besta…rzz) até que ela voltou para desovar meu corpo. Aí ela descobriu que eu ainda estava vivo e antes que tentasse me matar eu implorei para que ela não fizesse isso, que eu não contaria para ninguém.

- E que garantias você me dá de que não contará nada?

- Você poderá me matar se eu revelar qualquer coisa.

Fim

Se fosse filme seria um filme do muito mixuruca…hahaha

Mas sabem porque me lembrei desse sonho? Eu vi a mulher do sonho hoje à tarde em um episódio de “Everybody hates Chris” na Record. Ela era uma das professoras do Chris e era procurada pelo FBI. Acho legal quando meus sonhos se referem com coisas que eu ainda vou ver no futuro.

Foto de Rodrigo de Matos

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Primeiro dia útil

peanuts

E já estamos no primeiro dia útil de 2010. Hora de voltar ao trabalho!!! Embora somos brasileiros e a vida só começa mesmo depois do carnaval, se o carnaval esse ano cai dia 16, então a vida começa dia 22… mas espera um pouco, isso é quase fim do mês… a vida só começa de verdade dia primeiro de março…

Enfim, passei o fim de ano em casa com meus pais. Meus amigos perguntaram se eu não fiquei triste por passar em casa. Não, nenhum pouco, estava muito feliz e animado. Além do que não havia nenhum outro lugar melhor para estar, meus amigos de Passos passaram cada um em um lugar, eu não poderia viajar, as pessoas que queria estar estavam longe… então fiz do pouco que tinha o melhor reveillon possível, cheio de esperanças e sonhos para 2010.

Mas a melhor coisa que aconteceu nesses últimos dias é que meu pai está muito bem, calmo, tranquilo e está dormindo bem a noite toda. Acostumou com a sonda e até a memória ficou um pouquinho melhor. Isso me deixou muito feliz de verdade. E amanhã ele vai tirar a sonda e eu não vou precisar mais virar a noite acordado.

Aí sim poderei voltar as minhas atividades. Tenho vários textos para escrever e tem minhas aulas da EAD que acabei deixando de lado esse fim de ano por conta da correria toda. Tenho também que terminar de ler alguns livros e textos para conseguir escrever o que tenho para escrever.

Assisti vários filmes esses últimos dias, mas nem sei se vou conseguir falar de todos. Foram: Casablanca, Ladrões de bicicleta, Melhor é impossível, Oldboy, Adrenalina 2 e o horroroso O vidente, que só assisti porque a minha irmã deixou aqui em casa.

Boa semana a todos!!!