quinta-feira, 16 de março de 2017

A velha estrada da Mumbuca


Trabalho em Guaxupé há quase 7 anos e desde que comecei viajo de Passos pra cá passando por uma estrada de terra de cerca de 17km, conhecida como estrada da Mumbuca e que leva à cidade de Bom Jesus da Penha, cidade natal de meus pais. Inicialmente passava de ônibus, depois de carro, quando comprei o meu.

Desde que me entendo por gente os políticos falam que vão asfaltá-la mas nunca que esse asfalto acontecia de fato e muitas pessoas moram em sítios por onde essa estrada passa e dependem dela para ir à Passos ou outras cidades vizinhas. Imaginem o transtorno quando alguém passava mal e precisava ir até um hospital em época de chuva! O barro que formava era assustador. Eu mesmo já passei muita dificuldade de passar por lá em época de chuva, muitas vezes nem passava, já seguia para outro caminho.

Mas há uns 3 anos o que ninguém mais acreditava começou a acontecer, começaram a asfaltar a estrada. No começo com muitos trabalhadores, começou bem ágil, mas depois interromperam por falta de verba e só em meados de 2016 retomaram, com menos trabalhadores, e agora a obra caminha para seu fim.

É muito legal ter vivido todo esse processo, observado as mudanças e ver a alegria dos moradores da região que agora podem levar uma vida mais tranquila.
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura realmente!

Tenho uma história engraçada para contar dessa estrada. Em 2009, quando eu ainda morava e estudava em São Carlos, eu tinha um caderno de sonhos e anotava todos meus sonhos nele (devo ter falado sobre isso aqui no blog na época). Pois bem, anos depois reencontrei esse caderno e ao reler ele vi um sonho que eu tive onde eu passava de carro pela Mumbuca e parava perto de um bar em frente a igrejinha do lugar. Na época esse sonho não significou muito para mim, primeiro porque há muitos anos não passava por essa estrada (eu viajava muito com meu pai na minha infância passando por ela pra ir visitar nossos parentes em Bom Jesus, a primeira viagem que fiz na vida foi essa) e, em segundo, porque não tinha habilitação. Assim, o curioso é que anos depois aquilo que vivenciei no sonho se tornou comum em minha vida. Tive um reflexo do meu futuro em meu sonho. Curioso isso...


Nenhum comentário: