quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Santos Reis

reismagos

Para os católicos hoje é um dia especial, é o dia de lembrar dos 3 Reis Magos que visitaram Jesus no Natal. Pela tradição hoje é o dia de se guardar o presépio e retirar os enfeites de Natal das casas. Mas infelizmente são poucas as pessoas que se preocupam com essas tradições.

Pra começar, dificilmente encontro alguém que coloque os enfeites no dia 08 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, todo mundo coloca antes graças ao comércio que adora sugar ao máximo o dinheiro das pessoas.

Acho importante seguir tradições, cada religião e cultura tem as suas e deveriam ser respeitadas. Sempre foi assim desde que o homem se entende como homem. Mas o homem moderno não está muito interessado nisso. Depois reclama que a vida é triste, sem sentido e cheia de solidão. Vai entender.

Sobre os reis magos tem muita gente que adora dizer que eles não existiram. Pra mim isso não tem a menor importância, afinal eu também não existo. O importante é a fé que eu vejo nos devotos dos Reis Magos. No meu bairro há uma capelinha de Santos Reis. Amanhã provavelmente haverá missa (isso se o padre não resolveu mudar a data, ele adora fugir das tradições, assim como o Papa que mudou o horário da missa do galo ano passado… mas isso é um desabafo de outra história) e cavalhada pela cidade. Muitos grupos de congada e folia de reis vem de várias partes do país e se encontram na Praça da Igreja de São Benedito para depois virem para a capela de Santos Reis, aqui no meu bairro. É lindo ver a fé das pessoas, as roupas, fantasias e os tradicionais palhaços que deixam as crianças com curiosidade e medo.

No meu bairro existem vários grupos de congo tradicionais e antigos. Não sei falar muito sobre eles, mas basta chegar o final de ano até o dia 06 de janeiro para eles desfilarem pelas ruas da cidade cantando as tradicionais músicas que relembram o nascimento de Cristo.

Meu pai e alguns parentes já participaram desses grupos no passado. Tenho uma gravação do meu pai cantando e de um tio avô da minha mãe também. É lindo, tenho a letra escrita em um caderno, vou tentar achar para publicar aqui.

Hoje na Europa existe a tradição de se comer um bolo chamado Galette des Rois, ou bolo-rei. Nunca comi, mas dizem ser delicioso.

Feliz Dia de Reis!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.