sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Minissérie Dalva e Herivelto

dalva dalva_herivelto

Preciso dizer que gostei muito da minissérie Dalva e Herivelto. Não conhecia absolutamente nada sobre eles e foi muito rico conhecer um pouco sobre esse casal importante da nossa história artística.

Alguns temas passaram muito rápidos, poderiam ser melhor explorados, mas no geral Maria Adelaide Amaral nos brindou com mais um texto belíssimo e muito bem escrito. A produção no geral foi primorosa, como sempre, e o trabalho com as cores um aperitivo a mais.

Mas o que mais gostei foi o encerramento, com a morte da Dalva, ao som de Hino ao amor. Me fez lembrar da minissérie Maysa, que foi exibida em janeiro do ano passado, e do filme Piaf, que conta a vida da cantora Edith Piaf. Piaf foi a primeira a cantar essa música  e ela ficou marcada quando perdeu o seu grande amor de maneira trágica, de forma que a música se tornou para ela uma lembrança desse grande amor. Maysa também gravou a versão em português dessa música e se tornou marcante em sua vida também, ao ponto de ser considerada uma das melhores intérpretes de Piaf no mundo (lembrando que ela gravou outras músicas dela em francês também). E agora conheci a versão de Dalva de Oliveira, que também é belíssima e emocionante. Tanto no filme quanto nas minisséries me emocionei ao ouvir a interpretação dessa música.

3 mulheres diferentes na personalidade mas iguais no talento e na força de suas vozes. Foram fortes, sofreram por amor, tiveram problemas, mas nunca deixaram o que mais amaram: a música.

Hino ao Amor

Se o azul do céu escurecer
E a alegria na terra fenecer
Não importa, querido, viverei do nosso amor
Se tu és o sol dos dias meus
Se os meus beijos sempre foram teus
Não importa, querido o amargor das dores desta vida
Um punhado de estrelas no infinito irei buscar
E aos teus pés esparramar
Não importa os amigos, risos, crenças e castigos
Quero apenas te adorar
Se o destino então nos separar
Se distante a morte te encontrar
Não importa, querido, porque morrerei também
Quando enfim a vida terminar
E dos sonhos nada mais restar
Num milagre supremo
Deus fará no céu eu te encontrar

 

PS: também existe uma versão belíssima dessa canção interpretada por Altemar Dutra.

PS2: ainda não confirmei, mas acho que a Letícia Mey, que escreveu o roteiro da minissérie junto com a Maria Adelaide, é a filha de uma famosa professora do meu curso de biblioteconomia, a Eliane Mey. Ela contou uma vez que sua filha trabalhava na Globo, auxiliando nas pesquisas e leituras de material para os novelistas da emissora.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.