domingo, 23 de maio de 2010

Amigos como Fred e Barney

fred-barney

Certa vez li em uma revista que as amizades poderiam ser classificadas como Fred ou Barney dos Flintstones. Se você tem uma amizade verdadeira com alguém, daquelas para a vida toda, significa que um de vocês é como o Fred e o outro o Barney, pois essa relação de amizade dos dois é o que melhor representa a amizade humana na sociedade.

O Fred é estourado, gosta de liderar, estar na frente, tomar as decisões ou decidir quando o outro deve decidir, é mais cabeça dura e age antes de pensar. Mas é passivo na amizade, é sempre quem responde, não o que questiona, não vai atrás, espera pelo chamado e tem dificuldade em pedir desculpas e tomar qualquer atitude que exige o pensamento, porque, como age antes de pensar, se preocupa em ferir o outro.

O Barney é calmo, tranquilo, gosta de participar do que lhe é oferecido, gosta de ser liderado, é paciente, pensa antes de agir e é aberto a inovações e mudanças. Na amizade é o ativo, é quem procura o Fred, convida para as festas, procura ajudar quando vê que o outro precisa, dificilmente espera o amigo pedir porque a amizade é acompanhada de perto e sabe quando o outro está necessidado de qualquer coisa, seja desabafar, seja beber uma cerveja ou um conselho. É ele quem sempre vai pedir desculpas, mesmo quando não está errado, para não perder a amizade.

O Barney é assim quem mantem a amizade, ele é o elo que une a relação. Assim, uma amizade com 2 Freds tente a não dar certo, pois se eles discutem nenhum dos 2 toma iniciativa para reatar. Do mesmo modo, uma relação com 2 Barneys não vinga, porque ambos tem ideias de coisas para fazer mas nenhum se empolga com o outro, tornando-se assim uma amizade fria. Provavelmente nunca vão romper, mas porque nunca chegarão a ter brigas, porém também nunca viverão grandes amizades, serão colegas que se vem de vez em quando e só.

Só uma amizade entre uma pessoa Fred e uma Barney é que dá certo. Porém não pode-se haver troca de papéis, porque bagunça tudo e ninguém deve mudar o seu estilo pessoal de ser, é algo natural de cada um.

E você? É o Fred ou Barney de suas amizades? Reconhecer isso é importante para que você possa se tornar um bom amigo de seus amigos e essas amizades renderem por muitos e muitos anos.

Eu sou Barney e saber disso tem me ajudado há um bom tempo com minhas amizades.

Um comentário:

Sheila disse...

Nunca pensei em Fred e Barney como tipos de amizade. Na verdade, quando vi o título do post achei que você falava daquele monstrinho que tá no seu Twitter e no Barney dinossauro roxo, sabe? rsrs

Eu acho que eu pareço Fred, mas acabo sendo o Barney. Aliás, sou Barney em tudo na vida. Seria isso bom ou ruim, eu me questiono...

Beijocas, boa semana.