quinta-feira, 13 de maio de 2010

Evangelhos Apócrifos – Evangelho de Tomé

São Tomé

O evangelho de Tomé foi descoberto em 1945, juntamente com uma série de outros escritos gnósticos em língua copta. É uma coleção de 114 ditos ou logia de Jesus. Diferentemente dos 4 evangelhos oficiais, o Evangelho de Tomé não é uma narrativa sobre a vida de Cristo, mas sim uma reunião momentos, frases e parábolas que Cristo teria dito aos seus apóstolos. Muitos dos fatos narrados estão presentes nos evangelhos que conhecemos.

A fonte principal para conhecer esse evangelho é “O evangelho de Tomé, de Jean-Yves Leloup, editora Vozes. É dele que retirei alguns trechos do evangelho e algum dos comentários. Acredito que lendo trechos desse evangelho é possível compreender um pouco como ele é e a profundidade de suas palavras. Quem se interessar poderá pegar o livro e conhecer todos os 114 logias.

3. Disse Jesus: Se vossos guias vos afirmarem eis que o reino está no Céu, então, as aves estarão mais perto do Céu do que vós; se vos disserem: eis que ele está no mar, então, os peixes já o conhecem… Pelo Contrário, o Reino está dentro de vós e, também, fora de vós. Quando vos conhecerdes a vós mesmos, então sereis conhecidos e sabereis que sois os filhos do Pai, o Vivente; mas se não vos conhecerdes, então estareis na ilusão, e sereis ilusão.

O clima dualista das oposições, conflitos, exclusões… São conhecidas, por exemplo, as dificuldades que podem ser criadas por uma frase como “Fora da Igreja, não há salvação”; existem aqueles que estão fora e aqueles que estão dentro, e quando o termo “Igreja” é considerado no sentido institucional, faz com que muitas pessoas fiquem “de fora”, sejam inaptas à salvação… Santo Agostinho pressentia os limites dessa linguagem quando afirmou: “Existem muitas pessoas que, dizendo estar na Igreja, estão, na realidade, fora porque não praticam o amor e a vida do Cristo, enquanto muitas pessoas que são consideradas “fora” estão, na realidade, no coração da Igreja porque praticam o amor e a vida do Cristo” (LELOUP, 2001, p. 51-52)

18. Os discípulos perguntaram a Jesus: Diz-nos qual será o nosso fim? Jesus respondeu: O que conheceis em relação ao princípio para que estejais à procura do fim? Com efeito, onde se encontra o princípio, aí estará também o fim. Feliz aquele que permanecer no princípio; há de conhecer o fim e não provará a morte.

39. Disse Jesus: Os fariseus e os escribas receberam as chaves do conhecimento e as esconderam. Além de não entrarem, impedem a entrada daqueles que desejam entrar. Quanto a vós, permaneceis atentos como a serpente e simples como a pomba.

67. Disse Jesus: Aquele que conhece Tudo, mas não se conhece, está privado de tudo.

112. Disse Jesus: Ai da carne que depende da alma. Ai da alma que depende da carne.

Nenhum comentário: