domingo, 11 de abril de 2010

Risoto de linguiça e cerveja preta

Esse domingo fiz a primeira receita do livro de 1000 receitas da culinária brasileira da Regina Reis que comprei recentemente. Nunca tinha feito um risoto, fiz e acho que o resultado ficou bom. Esqueci de tirar foto, mas os amigos comeram e gostaram. Vamos à receita pra quem se interessar:

Ingredientes:

500g de linguiça de pernil fresca e já sem trema :P

15 folhas de manjericão (eu não achei em folha no mercado, comprei picada mesmo)

3 colheres de sopa de azeite (é azeite extra virgem, viu? Não composto misto de óleos…rzz)

2 colheres de sopa de margarina

1 cebola média ralada (pra chorar as mágoas)

1 lata e meia de cerveja preta em temperatura ambiente (vigia pros pinguços não atacarem a cerveja antes, tive problema com isso…rzz)

1/2 xícara de água

1 xícara de chá de arroz arbóreo (eu usei arroz parboilizado)

1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado

sal a gosto.

Modo de fazer:

Lave a linguiça, retire a pele, separe a gordura e pique a carne (isso é bem chato, a gente tem que “destrinchar” a linguiça inteira praticamente pra separar a gordura). Coloque numa panela a gordura da linguiça e frite, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até dourar.

Junte o azeite e a linguiça e refogue até dourar. Acrescente a metade da margarina e a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar transparente. Em outra panela, coloque a cerveja e a água, leve ao fogo e deixe ferver.

Acrescente o arroz sem lavar (então nada de arroz vagabundo, viu? Ou então lava e deixa ele secar no sol…) e o sal à panela com a linguiça e refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 4 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e unidos.

Adicione 1/2 xícara de chá da cerveja fervente e cozinhe, sem parar de mexer, até não ter mais líquido. Repita a operação anterior até o arroz ficar no ponto. Mexa sempre e não se esqueça de raspar o fundo e as laterais da panela. Na última vez em que for colocar a cerveja, junte também o manjericão (no meu deu pra dividir a cerveja em 5 partes, sempre no processo: põe a cerveja, ferve, mexe, seca e põe mais cerveja). Incorpore o restante da margarina, mexa e retire do fogo. Polvilhe o queijo, misture e sirva em seguida.

Rendimento: 4 pessoas (aqui comeram 4 e ainda sobrou, dá tranquilo para 5)

Tempo: 55min.

PS: procurando na internet aparecem várias receitas como essa, o que mais muda é o tipo de linguiça. Só não consegui descobrir de que região brasileira é, se alguém souber me avise. ;)

4 comentários:

Sheila disse...

Hmmm... essa linguiça e esse manjericão "de verdade" me farão sofrer atrás deles no mercado... rsrs

Mas fiqui com água na boca!

Obrigada pela receita.

Beijão e boa semana.

Rubens Torres disse...

Acho q não, eu encontrei facinho... manjericão vc encontra naquela seção de temperos em saquinho e a linguiça no açougue, não sei aí no sul, mas por aqui vc encontra fácil em qualquer supermercado e açougue.

Qualquer coisa use uma linguiça que dê para separar a gordura.

E se achar linguiça com trema denuncie pra vigilância sanitária OU pra academia brasileira de letras...hahahaha :P

bjo

Sheila disse...

Mas esse manjericão que você encontrou é o fresco ou algum tipo desidratado? Da linguiça... vou ver aqui. E sem trema, seu palhaço! haahhaha

Rubens Torres disse...

É o desidratado...