sexta-feira, 12 de março de 2010

Dia do Bibliotecário

bibliotecario

Parabéns a todos os colegas bibliotecários! Hoje é nosso dia! Parabéns a todos aqueles que são a ponte entre a informação e as pessoas em geral.

Sem o trabalho do bibliotecário nenhuma outra profissão conseguiria se desenvolver, pois todas necessitam de informação e divulgar o seu trabalho. Também são as teorias da biblioteconomia que sustentam os sites de busca da internet. É uma das profissões mais antigas que ainda existe. Lá no mundo antigo, no povo do rio Tigre e Elfrates, já existiam pessoas responsáveis pela organização das tábuas de argila que serviram como o primeiro tipo de suporte para a escrita e transmissão de informação.

As bibliotecas como conhecemos só foram começar a surgir na idade moderna, se desenvolvendo a partir do século 19. O primeiro curso de biblioteconomia no Brasil surgiu no início do século 20.

Antiga biblioteca de Alexandria e a atual

O dia 12 de março foi escolhido como dia do bibliotecário no Brasil por ser o dia em que nasceu o senhor Manuel Bastos Tigre, em 1882. Ele era formado em engenharia mas em uma viagem para fazer especialização nos EUA, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, criador do Sistema de Classificação Decimal (CDD), muito utilizado até hoje. Manuel se apaixonou pela profissão, voltou ao Brasil, prestou concurso no Museu Nacional do Rio de Janeiro e passou, assumindo a função de bibliotecário.

Apesar de ser uma profissão tão antiga e tão importante, ela é pouco valorizada no Brasil. São poucas as bibliotecas que possuem bibliotecários formados e muitas, principalmente as escolares, são depósitos de livros e um lugar para encostar profissionais que estão quase se aposentando.

Desde que comecei a fazer biblioteconomia o que mais escuto é: “Bibio o quê?” “Pra que serve isso?” “Tem emprego pra isso?” “Mas precisa de curso pra fazer isso?”. É muito triste para todos os profissionais, tanto que muitos sentem vergonha de se dizer bibliotecários.

Biblioteca de Vancouver - Canadá

Além do trabalho tradicional, com o aumento do fluxo de informação e surgimento de novas tecnologias da informação, a biblioteconomia descobriu novas serviços que pode oferecer baseado nas suas áreas tradicionais, como indexação e disseminação seletiva da informação. O bibliotecário que se forma hoje em dia está apto a trabalhar tanto em bibliotecas e centros de informação tradicionais quanto em empresas e indústrias.

O bibliotecário é capaz de organizar todo tipo de informação registrada (informação registrada é tudo o que foi publicado de alguma forma, como livros, fotos, filmes, páginas na internet, arquivos em PDF, etc) e também identificar informações não registradas (é tudo que não foi publicado, como ideias, modos de fazer alguma coisa, conhecimento prático, etc.) e possibilitar caminhos para que elas se tornem registradas também. Assim, ele é capaz de selecionar, classificar, organizar, disponibilizar, orientar e divulgar a informação para seus usuários. Em empresas ele pode administrar as informações que circulam, implementar gestão do conhecimento, cuidar da segurança da informação, realizar pesquisas, auxiliar com a utilização de todos os tipos de normas e propor projetos que permitam melhorar o desempenho de todas as áreas através de análises de como a informação é utilizada e gerada na empresa e quais fontes de informação que não são utilizadas e que podem vir a ser implementadas.

biblioteca_novayorkBiblioteca de Nova York 

Mas uma função muito importante do bibliotecário e que ele pode fazer em qualquer lugar que vá trabalhar, seja biblioteca pública, escolar, universitária, empresarial ou industrial, é a de incentivo a leitura. Mostrar o caminho da leitura e o prazer de ler é uma dos trabalhos mais belos e importantes.

Todo mundo reclama que brasileiro não gosta e lê pouco. Não é por acaso que a profissão de bibliotecário é tão desvalorizada, se houvessem mais bibliotecários e bibliotecas com certeza a situação seria diferente. Olhem por exemplo os países de primeiro mundo, a biblioteca é um dos principais locais de uma cidade, lá você consegue informação sobre tudo o que precisa e a população tem o costume de frequentar e utilizar. Vejam por exemplo a quantidade de filmes americanos que possuem referências em bibliotecas. Se não lembra, procure reparar nos filmes que for assistir, são vários os títulos em que alguma personagem vai para alguma biblioteca.

Enfim, parabéns a todos os bibliotecários, cientistas da informação, gestores da informação, analistas da informação e todos os outros títulos que deram para essa bela profissão. Por mais difícil que seja essa pouca valorização, é com o nosso trabalho e esforço é que conseguiremos mudar essa realidade da nossa profissão.

Parabéns bibliotecários!!!

Nenhum comentário: