terça-feira, 2 de março de 2010

Procissão das Almas

Na última madrugada, conversei com dois amigos de São Paulo, o Marcus Veneroso e o Carlos Costa e Sousa, sobre uma antiga tradição e lenda que acontece durante a quaresma: a Procissão das Almas.

Essa procissão é muito conhecida aqui em Minas. Quando se é menino por aqui as mães costumam alertar aos filhos sobre essa procissão que segundo elas são um cortejo de almas que se levantam do cemitério e percorrem as ruas da cidade e que ninguém deve olhar para elas, senão morre. Além disso, as mães adoram contar as lendas das pessoas que viram a procissão e acabaram se dando mal.

Na verdade essa procissão é uma reunião de pessoas que se vestem de branco, com túnicas brancas e segurando uma vela acesa que percorrem as ruas durante a madrugada em dias da quaresma orando e cantando pelas almas do purgatório. Pela tradição ninguém deve abrir as portas e janelas de casa quando ouve que eles estão passando e muito menos olhar para eles. Se a pessoa está na procissão, não deve olhar para trás, porque as almas do purgatório estariam lá acompanhando o cortejo

Eu já ouvi essa procissão passar perto da minha casa uma vez que fiquei assistindo A noviça rebelde numa madrugada da Globo. Fui correndo abrir a janela para olhar mas minha mãe não deixou de maneira nenhuma. Isso já tem uns 7 anos, depois nunca mais ouvi. Minha mãe acha que a tradição está acabando e as pessoas não estão mais se importando com isso. Eu também acho que muitos dos senhores e senhoras que organizavam já faleceram.

O Marcus pesquisou e encontrou um site que fala da procissão das almas mais conhecida que existe em Minas, na cidade de Mariana. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre ela.

Sei que em São Paulo antigamente também acontecia, principalmente em cidades pequenas, e que essa é uma tradição que veio de Portugal.

Fica o aviso, se você estiver pelas ruas de madrugada durante a quaresma e ouvir vozes de orações e súplicas, fuja! Não olhe para a procissão, pois mesmo que você não morra, alguma coisa ruim pode acontecer… E nunca abra a janela!!! Uma alma pode se desgarrar da procissão e passar a te perseguir…

O aviso foi dado! ;)

Nenhum comentário: