terça-feira, 16 de março de 2010

A moça criticada

Há algum tempo atrás, havia uma moça muito mal falada no alojamento onde eu moro. Era um disse-me disse-me incontrolável, várias pessoas criticando a moça e suas atitudes. Mesmo quem não a conhecia, meu caso na época, acabava aceitando o que ouvia sobre a moça e repassando as fofocas maldosas.

Certo dia, estava me arrumando para ir almoçar no RU e um colega veio me falar dela e de coisas que havia descoberto. Ouvi e fui almoçar. Fui mais cedo, para não pegar fila grande. Chegando lá estava fechado ainda e fiquei esperando na pequena fila que já se formava.

Então olhei para trás e vi que a moça que estava atrás de mim era a moça mal falada do alojamento. Achei incrível encontrar com ela ali, logo após de ouvir outra pessoa falando dela.

Não sei como nem porque começamos a conversar. Eu dificilmente puxo assunto com desconhecidos, acho que foi ela que me perguntou algo. Respondi e começamos a conversar e a nos conhecer. Em certo momento, quando disse que era de Minas, ela se lembrou do antigo namorado que era mineiro e começou a falar dele. E começou a contar toda a sua história e a desabafar tudo o que estava sentindo.

Tudo o que ela dizia modificava completamente o que eu sabia da história, ela estava com problemas e indecisões, não havia feito nada errado mas lutava contra sentimentos pessoais opostos.

Eu mais a ouvi que propriamente ajudei com conselhos ou qualquer coisa. Sempre que ela me pedia conselho a estimulava com uma pergunta. Nossa prosa continuou depois que entramos no RU e fomos almoçar. Ela disse que achava engraçado estar se abrindo daquela forma com uma pessoa que nem conhecia. Eu também.

No final nos despedimos e ela disse estar bem mais segura do que faria. E aparentava estar mesmo, foi como se ela houvesse jogado uma pedra pesada fora que carregava sem motivo. Me agradeceu e se foi. Depois disso não conversamos mais mas a vejo sempre.

Pouco tempo depois vi que ela havia resolvido o problema com o namorado e partido para outra. Mudou, estava mais feliz e o melhor, todos os boatos maldosos caíram por terra e ninguém mais passou a falar negativamente dela.

Lembrei de contar isso porque a vi hoje e ela continua feliz e bem com o novo namorado. Sei que aprendi muita coisa com esse fato e fico feliz por isso. E fico feliz por ter a ajudado de alguma forma.

A vida tem desses momentos, precisamos ficar sempre atentos para não cair nas garras do preconceito e julgar os demais. Devemos ser juíses apenas de nós mesmos e aos demais devemos distribuir carinho, amor e atenção. As vezes um pouco de atenção é o que mais precisamos mas, nesse mundo corrido, é raro conseguir.

Um comentário:

Sheila disse...

Tão verdade isso, Rubens. Mas mais verdade ainda como a gente critica qualquer pessoa sem saber como é andar com os sapatos que ela calça...

Bjks.