sexta-feira, 26 de março de 2010

Coragem, o Cão Covarde – Desenhos Preferidos (12 de 25)

coragem01

Alguém me diz se é possível não se apaixonar por um cachorrinho medroso chamado Coragem??? Impossível!!!

Coragem, o Cão Covarde é uma série de animação da Cartoon Network, criação de John R. Dilworth. Conta a história de um cãozinho que é a personificação do medo, ele treme, grita, chora, tampa os olhos e ouvidos mas sempre acaba tendo que enfrentar seus medos para ajudar seus donos, os velhinhos Muriel e Eustácio Bagge. Eles vivem em uma fazenda que fica no meio do nada, na cidade de Lugar Nenhum.

coragem04

Muriel ama Coragem mas Eustácio o odeia e está sempre brigando e chamando-o de burro. Já Coragem sempre se vê as voltas de mistérios que acontecem nessa fazenda e que botam a vida deles em perigo. Apesar de seu medo, Coragem sempre faz o possível e impossível para salvar a vida de seus donos, que quase nunca percebem os perigos que correm.

E que perigos e mistérios acontecem? De tudo: furacões, invasões alienígenas, monstros, fantasmas, demônios e tudo de ruim que se possa imaginar. Existe um clima de suspense genial que remete à obras de Edgar Alan Poe. Coragem passa por muitos perrengues mas sempre consegue escapar da morte, mesmo se ferindo e passando por sufocos terríveis. Os donos sempre sobrevivem no final, porém Eustáquio quase sempre não termina, digamos… normal.

coragem3

Divertido também são as mímicas que o Coragem faz para tentar avisar aos donos do perigo que correm. Ele busca referência de tudo, desde coisas do mundo pop até coisas da época do Zagaia, mas mesmo assim seus donos não entendem.

Por que eu gosto desse desenho? Primeiro porque Coragem é um dos melhores exemplos de como trabalha o bibliotecário atual. Sempre conectado, ele varre a rede como ninguém para buscar as soluções dos seus problemas. Conhece todas as formas de buscas, as melhores fontes de informação e sabe identificar o que quer das redes sociais, de forma rápida e eficaz, afinal a sua vida e a dos donos depende disso.

coragem02

O segundo motivo de gostar dele é que eu também sou medroso demais. Tenho medo de tanta coisa e medos de vários tipos! Porém, não tenho muito tempo para paralisar com meus medos, eu sempre acabo os enfrentando primeiro pra depois lembrar que tenho medo. E muitas foram as vezes que ajudei família e amigos com coisas que eles não tiveram coragem de fazer.

É sempre assim, todos dizem que o Rubens é medroso, mas na hora do pega pra capá, é sempre o Rubens que é chamado. Quando chega a hora de agir, boto a cara a tapa mesmo, com a pose de coragem e o estômago tremendo.

Nenhum comentário: