domingo, 7 de março de 2010

Oscar 2010

E chegou um dos dias mais esperados, o dia da entrega do Oscar. Todo ano é uma época especial, desde antes, tentando prever quem serão os indicados, até sair a lista dos indicados e finalmente a grande noite. E é assim desde que eu era pequeno.

Lembro que o primeiro Oscar que vi não foi ao vivo, foi numa reprise que a Globo fez. Foi em 1990, quando Dança com lobos ganhou. Lembro também do Oscar em que O silêncio dos inocentes ganhou e fiquei louco para assistir esse filme, coisa que fiz quando saiu na TV em um supercine uns 3 anos depois. Na época não entendi nada da história, mas achava fantástico as interpretações e o olhar assassino de Hannibal e a sua relação com a personagem de Judie Foster.

Depois teve anos em que assisti, outros não. Dois filmes que me marcaram e que corri ansioso para assistir depois foi A lista de Schindler e Forrest Gump. E A lista de Schindler sem querer me fez aproximar do meu primeiro amor. Além disso, nossa relação foi marcada com a música tema de 4 Casamentos e um funeral, que concorreu no Oscar de 1995 (mas isso é outra história…).

Nos anos seguinte não fui muito com a cara de O paciente inglês (e até hoje não assisti) mas em 1998 posso dizer que foi a primeira cerimônia que acompanhei inteira, pois desde 1997 eu já não conseguia pensar e amar outra coisa do que Cinema. E Titanic era um sucesso em todos os lugares que convivia, foi só alegria aquele ano.

Depois de muitas leituras e aprender realmente mais sobre cinema, coisa que vou aprendendo ainda, não teve um ano em que não vivi o ritual de espera, aposta, torcida e emoção. Mesmo quando eu tinha que trabalhar muito cedo eu não deixei de ver. Acho que teve um ano que não foi transmitido ou não pude ver, realmente não lembro, mas isso é terrível pra mim. Lembrando que nunca tive TV a cabo, sempre tive que depender da TV aberta.

Ultimamente tenho odiado a Globo que por conta do BBB corta o começo da cerimônia. Pra passar carnaval eles podem passar o BBB mais cedo, mas para o Oscar não. Tenho que me virar pela internet, fazer o que.

Já estou ansioso, nervoso e na torcida. Adoro Avatar e quero muito que leve muitos prêmios, embora Guerra ao terror está sendo apontado como favorito nas categorias principais. Mas minha torcida maior mesmo é pela grande Meryl Streep. Tudo bem que ela é sempre indicada mas já faz muitos anos que ela não leva o prêmio, tá mais do que na hora, porque para mim ela é a maior e melhor atriz viva do mundo. Ela é sensacional, tem uma força dramática e um domínio da interpretação que é coisa de outro mundo. Eu brinco que ela é capaz de interpretar qualquer pessoa do mundo. Ainda não assisti Julie & Julia mas os trailers que assisti mais os vídeos da verdadeira Julie Child me deixaram impressionados. Por melhor que esteja a Sandra Bulock, nessa mistura de cinema, culinária e Meryl Streep, meu coração sorri para Meryl. É muito amor. :)

 

Nenhum comentário: