segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Errar é preciso…

angustiadejacó

Diariamente vivemos acertos e erros. A maioria dos nossos erros são banais, bobos… outros são mais complicados mas encontramos sempre soluções e vamos tocando o barco. Mas pode acontecer de sermos premiados com aqueles erros que nos fazem pensar “Por que fizemos isso?”

Por mais forte que sejamos esses erros nos machucam, nos angustiam e envergonham. Segundo Sartre, a vergonha é do que o Outro pensa do nosso Ser, porque seríamos a imagem que o Outro nos faz. Vivemos construindo nossa imagem no Outro e construímos a dele.

Mas o mais curioso é que só aprendemos mesmo cometendo esses erros, passando por processos que nos faz questionar e perceber quais são nossas lacunas e o que precisamos melhorar. Errar todos erram, mas reconhecer o próprio erro é uma das coisas mais difíceis.

Pior é quando repetimos erros. Passamos por um processo e achamos que o superamos, mas aí de repente lá estamos nós cometendo o mesmo erro novamente. E isso pode se repetir inúmeras vezes, até que aprendemos um pouco melhor.

Hoje conheci uma mulher que disse que errou muito em sua vida. Para ela aprender a caminhar direito na sua história de vida pessoal ela precisou passar por muitos erros. Fiquei imprecionado com sua coragem, porque demorou muito para ela reconhecer seus erros e partir para uma ação de mudança. Os erros as transformaram, a moldaram, e hoje ela é uma grande mulher, forte, com fé e respeito próprio.

Somos como uma pedra preciosa que precisa ser lapidada. Como a areia que precisa do fogo para virar vidro. Quando estamos no fogo o medo nos consome e pensamos que será nosso fim. Se temos fé e acreditamos que aquele fogo foi necessário, nos tornamos uma peça de vidro linda e pura. Se não, nos rachamos, entortamos e acabamos descartados.

Se você errar, não se desespere. Reconheça seu erro, se perdoe (o nosso próprio perdão é importantíssimo para uma vida saudável) e pessa perdão a pessoas que porventura possam ter relação com seu erro e tenha fé que tudo acabará bem.

Errar, reconhecer seu erro e iniciar uma ação que procure evitar esse erro novamente é o caminho para uma vida melhor e ligada à Deus.

Caiu? Levante e volte a brincar, é o melhor remédio.

Um comentário:

Vivi disse...

Gostei do texto;
veio bem a calhar!