quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Músicas

Essas músicas fizeram parte da trilha sonora do meu ano. Se em 2008 eu praticamente não ouvi música nenhuma, em 2009 ouvi muitas. E sempre teve uma especial que dialogou com alguma coisa que eu vivia no momento e eu passei a ouvir a exaustão. Por exemplo, estava desanimado em janeiro, aí ouvi a música da Maysa e isso me aliviou um pouco. Aí escutei até a exaustão. E foi assim com as outras músicas também. Coloquei os trechos que mais me identifiquei com cada uma.

Ah, claro, nem todas são de 2009, como disse foram músicas que apareceram de alguma forma em momentos que eu precisei de ajuda e orientação. De certa forma elas me ajudaram.

Janeiro

Meu mundo caiu – Maysa

“Se meu mundo caiu, eu que aprenda a levantar…”

Fevereiro

Back to black - Amy Winehouse

“And I tread a troubled track
My odds are stacked, I'll go back to black”

Março

Jai Ho – A. R. Rahman

“Jai Ho Jai Ho Jai Ho Jai Ho” “Vitória para você”

Abril

L’amour n’est rien – Mylene Farmer

“Obsédée du pire
Et pas très prolixe
Mes moindres soupirs
Se métaphysiquent... “

“Obcecada com o pior
E não muito loquaz
Meus menores suspiros
Tornam-se metafísicos…”

Maio

Kajra Re – Alisha Chinai

“ho merii a.ngaRaa'ii na TuuTe tuu aajaa”

“Venha para mim enquanto estou pronta e esperando por você”

“Suas palavras detém a fragrância de uma bebida intoxicante. Você chegou como o vento quente do verão”

Junho

Deve ser amor – Kid Abelha

“Não fosse amor, não haveria planos
Como uma onda quebraria cedo
Fosse um momento, não faria estragos
Eu não estaria no chão, não, não

[…]

Fosse ilusão não traria tanta saudade”

Julho

Quelqu’un m’a dit – Carla Bruni

“On dit que le destin se moque bien de nous
Disseram-me que o destino debocha de nós

Qu'il ne nous donne rien et qu'il nous promet tout
Que não nos dá nada e nos promete tudo

Parait qu'le bonheur est à portée de main,
Faz parecer que a felicidade está ao alcance das mãos,

Alors on tend la main et on se retrouve fou
Então a gente estende a mão e se descobre louco

[…]

"il vous aime, c'est secret, lui dites pas que j'vous l'ai dit"

'ele ama você, isso é segredo, não diga a ele que eu disse a você'

Agosto

Halo – Beyoncé

“Remember those walls I built
Lembra-se daquelas paredes que eu ergui?

Well, baby they're tumbling down
Bem, baby, elas estão desmoronando

And they didn't even put up a fight
E elas nem resistiram à queda,

They didn't even make up a sound
E a queda nem sequer foi barulhenta

[…]

It's like I've been awakened
É como se eu tivesse sido despertada,

Every rule I had you breaking
Tantas regras eu tive que quebrar

It's the risk that I'm taking
É o risco que estou correndo

I ain't never gonna shut you out
Eu nunca vou te deixar de lado”

Setembro

Poker Face – Lady Gaga

“I won't tell you that I love you
Eu não vou te dizer que eu te amo

Kiss or hug you
Beijar ou te abraçar

'Cause I'm bluffin' with my muffin
Porque eu estou blefando com as minhas cartas

I'm not lying I'm just stunnin' with my love-glue-gunning
Eu não estou mentindo, eu estou apenas atirando com minha pistola de amor”

Outubro

Thinking of you – Katy Perry

“You're the best
Você é o melhor

And yes I do regret
E sim eu, realmente me arrependo

How I could let myself
Como eu pude me permitir

Let you go
Deixar você ir

Now the lesson's learned
Agora a lição está aprendida

I touched it I was burned
Eu toquei isso e eu fui queimada

Oh I think you should know
Ah eu achava que você devia saber”

Novembro

I gotta feeling – Black Eyed Peas

“I feel stressed out
Eu me sinto estressado

I wanna let it go
Eu quero me livrar disso

Let's go way out spaced out
Vamos muito mais longe

And loosing all control
E perder todo o controle”

Dezembro

Deixo – Ivete Sangalo

"...só penso em você, em querer te encontrar. Quando a noite vem fico louco pra dormir, só pra ter você nos meus sonhos me falando coisas de amor... sinto que me perco no tempo, debaixo do meu cobertor... Eu faria tudo pra não te perder assim, mas um dia vem e deixo você ir..."

Nenhum comentário: