domingo, 20 de dezembro de 2009

…e o caso do “Amigo Oculto” no Tempo

Vocês devem já saber que um dos temas que adoro discutir com amigos é sobre o tempo. E que adoro HQs. O que não sabem que teve uma pessoa que me ajudou a perceber o tempo nas HQs, me iniciou em Watchmen e que eu sempre quis conhecer (e já conhecia, mas não sabia!!!). Pois é, vou contar toda a história.

Ano passado eu fiz uma disciplina no departamento de Imagem e Som (I&S) de “Histórias em quadrinhos”, do Professor Leonardo. Nessa época eu trabalhava na biblioteca cuidando da gibiteca. Sempre adorei quadrinhos, mas só fui conhecer bem mesmo nessa época da gibiteca e nessa disciplina. Nela conhecemos os principais autores de quadrinhos, a história das HQs no mundo e Brasil e lemos várias histórias. De todos os autores os que mais gostei foram Neil Gaiman, que fez Sandman, e Alan Moore, criador de Watchmen.

Neil Gaiman e Alan Moore

Pois bem, o professor passou pra gente os trabalhos finais da disciplina do ano anterior, pra gente ter uma ideia de como deveria ser o nosso (só pra constar, o meu foi sobre a evolução dos quadrinhos da Turma da Mônica, do Mauricio de Sousa, da década de 70 até hoje). Entre esses trabalhos havia um que eu me apaixonei, era sobre Watchmen e o uso do tempo feito por Alan Moore na história. Descobri que tudo o que sempre conversava com meus amigos sobre o tempo estava ali nas páginas de Watchmen e o tanto que o tempo era importante na narrativa toda. (Se você nunca conversou comigo sobre o tempo, pode ter uma ideia no post que publiquei no Ornitorrinco mês passado, clicando aqui).

Depois de ler esse texto fui ler a revista e constatar o quão verdadeiro era o que o artigo dizia sobre o tempo. Aí toda vez que falei sobre o tempo depois disso passei a incluir essa HQ como exemplo e sempre que ia contar sobre Watchmen p/ algum amigo que não conhecia, principalmente qdo saiu o filme, comentava desse artigo. E foi graças a esse artigo também que me tornei ainda mais fã de quadrinhos e assumi minha vida de nerd definitivamente…hehe

Na época quis muito conhecer quem havia escrito, queria conversar com ele, saber mais sobre o assunto, tinha certeza que seria uma pessoa incrível de ser amigo. O professor falou que era um aluno da Imagem e Som, mas eu acabei não o encontrando, ele estava no último ano e eu sem tempo. Com tempo esqueci e conformei que provavelmente nunca saberia quem era.

Passou-se um ano e já nem lembrava disso, até que domingo passado eu fui tentar limpar arquivos do meu note. Fui abrindo arquivos antigos, relendo coisas velhas e me deparei com o arquivo com os artigos da disciplina de quadrinhos. Corri pra reler o do Watchmen, li novamente porque eu adoro reler ele e li o nome do autor. Aí o nome e sobrenome me soou familiar. Meu tico e teco sairam no tapa e de repente me gritaram: mas você conhece ele!!! E realmente eu já o conhecia e não sabia!!!

Ele fez a mesma disciplina do mestrado que eu fiz esse esse semestre, de Seriado Televisivo. Ele se chama Roger (Rogério, como estava no artigo, por isso o tico e teco saíram no tapa…rzz Reconheci pelo sobrenome, na verdade) e estive próximo dele esse semestre todo e não sabia que ele era o autor do artigo, olha que coisa? Só fui perceber agora que o semestre acabou e que só vou ver ele novamente ano que vem…hahaha Conversei muito pouco com ele esse semestre todo, que pecado! E olha que ele sempre ia nas aulas vestindo camiseta com personagens de quadrinhos, eu deveria ter ao menos perguntado se ele havia feito a disciplina do Leo, como sou lerdo, coisa…rzz

Tentei falar com ele essa semana mas não consegui, tinha pedido semana passada um seriado p/ ele me passar mas ele não me retornou, acho que nem esteve na cidade. Enfim, só vou poder conversar com ele sobre Watchmen e tempo ano que vem.

Outra coisa, se eu não estiver enganado, ele é da turma 05, que é a turma que eu seria caso houvesse passado no vestibular de 2004 em I&S. Curiosamente, conheci poucos alunos dessa turma, pra evitar ficar pensando que quase seríamos colegas de faculdade, outro motivo por não ter conhecido o Roger anteriormente.

O Roger terminou o primeiro ano do mestrado esse ano, sabem quem ele estuda? Michel Gondry e seu filme “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”, que, como já falei anteriormente, é um filme que adoro muito. Sou mais fã ainda do Roger… ano que vem capaz até que eu peço um autógrafo dele na minha edição de Watchmen…ahahaha

E esse é ele:

roger 

Adoro essas coisas! Se minha vida não for um seriado com certeza é uma revista em quadrinhos… :D

PS: pauta pra 2010 que não posso esquecer: falar de Sandman!!! Outra HQ fantástica e que me deu um monte de ideias p/ um monte coisas…

PS2: tenho uma pequena coleção de quadrinhos, já trabalhei em gibiteca, fiz disciplina de HQ, escrevi artigo, fiz curso de como fazer um quadrinho, produzi uma historinha, visitei a gibiteca Henfil, fiz trabalho sobre como organizar quadrinhos numa gibiteca… definitivamente os quadrinhos fazem parte da minha vida… :)

Nenhum comentário: