sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Caso dos 10 Negrinhos

10negrinhos

O caso dos 10 negrinhos é considerado por muitos fãs de Agatha Christie como um de seus melhores suspenses. Ele é diferente da maioria dos livros da autora e não possui a figura de um detetive, mas mesmo assim é um sucesso. Esse é um dos livros mais indicados para se perder a virgindade de Agatha, porque depois que você lê, fica louco para ler mais. Te vicia. E sim, foi o primeiro que li dela, em 1997, indicado por uma amiga. Depois também iniciei muitos com ele.

Conta a história de 10 pessoas que não se conhecem e que são convidadas a passar um fim de semana em uma ilha afastada, a Ilha do Negro. Nessa ilha há uma grande casa toda decorada com uns bonequinhos negros e com uma canção infantil, chamada os 10 negrinhos. Um a um, os convidados vão sendo assassinados seguindo a letra da música e tanto os sobreviventes quanto o leitor ficam perdidos tentando entender quem está matando, como e por que.

Estou comentando esse livro porque uma vez assisti a versão dele para o cinema, que é pavorosa (essa versão que eu vi é do final da década de 80, existe uma outra versão que nunca encontrei para ver). O livro em si daria um ótimo filme, bem feito resultaria num dos melhores suspenses da história do cinema fácil, fácil… Porém as pessoas de cinema adoram estragar o que é perfeito, e conseguiram fazer um filme pavoroso, que nem se passa em uma ilha, mas sim na África (!). E o final… enquanto o final do livro te deixa perplexo, o do filme é uma baboseira romântica nada a ver com o espírito da trama.

Depois descobri que a Agatha havia feito uma versão para teatro chamada “Os indiozinhos”. Eu fiquei pasmo, o final da peça era o mesmo do filme, na verdade o filme havia se baseado na peça. Aí sempre fiquei em dúvida: por que a Agatha fez isso com sua obra prima???

Essa semana acho que finalmente entendi. Se ela fizesse a peça igual ao livro, as pessoas que foram assistir a peça não iam sentir vontade de ler o livro. Com um final diferente, mais meloso, as pessoas que leram o livro comentariam com as que não leram que se sentiriam estimuladas a ler o livro. Na verdade ela foi muito esperta!!!

3 comentários:

Sheila disse...

Beleza... eu tinha escrito umas 20 linhas e tudo, simplesmente, acabou de desaparecer... rsrs

Bom, mas eu disse que tenho que vir no seu blog direto, e não apenas me ater ao que vejo publicado ali no meu blog.

Adooooro os livros da Agatha Christie! No auge da minha adoração, listei todos os livros dela, cronologicamente e é assim que até hoje tento lê-los. Faltam poucos, alguns faltam na biblioteca municipal e você acabou me ajudando com a leitura das férias!

Não sei dizer qual o meu preferido, mas entre as décadas de 30 e 50 estão os que mais gosto. Acho que a certa altura ela se tornou repetitiva...

Já leu a autobiografia dela? É muito boa, leia!!

Bjks e boa semana.

Rubens Torres disse...

Ainda não li não, mas na biblioteca da minha cidade tem. É q é bem grandinha e letra miudinha, precisarei de tempo pra ler.

Sabe q era assim q eu escolhia qual livro dela ia ler, odiava as edições em que as letras eram mto pequenas e miudinhas, me dá sono ao ler...rzz

bjo

Rubens Torres disse...

Ah, ctrl C ctrl V sempre!!! hehe