quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009

convite03

Pois é, hora de tentar reunir em alguns posts algumas lembranças que guardarei desse ano de 2009. Entre hoje e amanhã irei publicando algumas recordações minhas desse ano que achei ótimo.

Sintetizando, 2009 foi o ano da plantação em minha vida. Plantei muita coisa: amizades, família, amores, estudo, trabalho, projetos… não foi um ano de colheita, mas tá plantado e protegido para que eu tenha boas colheitas no próximo ano.

Foi o ano da morte de um antigo Rubens, amargo, triste e sem esperanças, e a volta de um novo Rubens. Volta sim, porque por algum motivo deixei esse Rubens para trás e ele só veio me reencontrar agora. Foi bom, pois com ele voltou minha criatividade e meus talentos artísticos há tanto tempo adormecidos. Não coloquei muita coisa em prática, é verdade, mas hoje sei que não posso jogar fora o que eu tenho de melhor.

Foi o ano em que quebrei diversos tabus, fiz um monte de coisa que nunca havia feito ou que havia desistido de fazer. Comi azeitona, bebi cerveja para uma peça de teatro, fumei para um vídeo, comi no McDonalds, dei adeus ao pente e assumi os cachos e ondas do meu cabelo, entre outras coisas. Tá certo que não repetirei a maioria dessas coisas porque eu realmente não gosto, mas ao menos tive a coragem de os encarar de frente, sem medo.

Fui tão corajoso esse ano em certas coisas que tive a sorte de ser barrado em algumas, porque poderia ter me dado mal. E aí que teve uma coisa interessante esse ano. Eu sempre fui uma pessoa calma e paciente, só que esse ano tive que aprender a ser mais calmo e paciente ainda. Muitas coisas que comecei sabia que só poderia colher no futuro. Poderia desistir, mas não, resolvi encarar e esperar e acredito que tenha sido a melhor escolha. Até o momento tem sido.

Foi um ano em que conheci muitas pessoas, tanto de forma virtual quanto real. E o melhor: aprendi a me deixar conhecer. Aprendi muito com várias pessoas que conheci e com antigos amigos também, posso dizer que sem essas pessoas meu ano não teria sido nada. Aprendi com crianças de 4 até idosos com mais de 80.

Fianalmente apaixonei por mim. Sempre tive um problema de auto-estima terrível, do tipo de não conseguir me olhar frente-a-frente em um espelho e de não conseguir ser tocado por outras pessoas. Com cuidado, carinho e calma eu me descobri e me perdoei. Me perdoei pelos meus erros e estendi a mão para mim mesmo e me apoiei. Aprendi então a me amar e a fazer de tudo para me fazer feliz. E tenho conseguido. E quanto mais me amei, mais outras pessoas passaram a me amar.

Nunca em toda minha vida recebi tanta atenção, carinho e amor das pessoas com as quais convivi esse ano, não tenho o que reclamar. Não esperava nada e recebi tanto. Viver é difícil, levamos anos apanhando para finalmente descobrir que o segredo de certas coisas são atitudes simples e pequenas.

E foi o ano em que mais paquerei, apaixonei e me diverti sem compromisso. Foi o ano em que literalmente pus a mão na massa, em todos os sentidos, inclusive no sentido culinário. Fiz pizzas, roscas, bolos, doces… várias vezes reuni amigos e pessoas queridas para compartilhar alguma prenda feita por mim.

E sonhei muito. Sempre tive muitos sonhos, mas esse ano os sonhos mesmo, dos que a gente tem enquanto dorme, foram os que imperaram. Muita coisa decidi por eles. Aos poucos estou descobrindo o que o meu inconsciente tenta me comunicar de forma cifrada. De todos, houve um sonho muito especial, muito iluminado por Deus. Pedi um socorro ao Pai e ele me socorreu, me passou orientações e me mostrou 2 caminhos a seguir e suas respectivas responsabilidades. Por causa desse sonho tomei uma decisão que pode modificar completamente minha vida no futuro. Dá medo, mas confio em Deus, sei que ele vai me apoiar seja o que vier daqui pela frente.

Foi também o último ano da minha graduação. Muitas despedidas, festas e a alegria de uma nova etapa que começa na vida de todos. Na verdade eu continuo estudando mais um ano, mas a maioria de meus colegas não e muitos já estão empregados, o que é ótimo.

Foi um ano também em que vi minha família com outros olhos. Conheci um outro lado da minha irmã que antes não conhecia e até minha mãe vejo diferente agora. Uma coisa triste é que o Alzhaimer de meu pai avançou um pouco mais e isso trouxe diversos transtornos a todos, mas graças a Deus estamos conseguindo levar tudo da melhor forma possível.

Finalmente, foi o ano em que voltei a escrever em um blog. Voltei a publicar no Ornitorrinco Quântico e criei o Dragão-de-Komodo. Foi ótimo para me expressar, pensar, refletir e trocar experiências com outros amigos blogueiros. Mais de 10000 visitas nos 2 blogs, o que me deixou muito feliz e animado.

E o melhor? O melhor é que em 2008 não fiz nenhuma promessa ou resolução para 2009. Não esperei nada do ano e, no fim, ganhei muito. Tá, não passei no mestrado, não terminei meu TCC, estive sozinho na minha formatura de administração, continuo encalhado e quase não escrevi nada de meus livros. Mas tudo bem, porque ganhei energia e ânimo para recomeçar e retomar tudo de novo em 2010. Não desestirei de nada, vou lutar pelos meus sonhos e projetos até o fim. Não duvidem de um leonino, com marte em leão e ascendente em sagitário.

E que venha 2010 e suas surpresas, será um ótimo ano para todos, tenho certeza!

Meu próximo post será um resumo mês a mês da minha vida em 2009, uma lista de músicas que foram a trilha do meu ano, pessoas famosas que se foram, amigos virtuais que conheci, entre outras coisas. Espero que gostem! :)

Nenhum comentário: