segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Minha história com a informática

1992 – descobri que existiam certas máquinas especiais que faziam serviços complexos para o homem. Disseram que eram máquinas de datilografar evoluídas.

1994 – fui selecionado a participar de um curso gratuito de informática. Os computadores eram enormes, tudo no MSDos, o curso era aprender a fazer retas e círculos com uma tartaruguinha e tudo era aberto não com disquetes, mas com cartuchos parecidos com jogos de Atari. Disquete era artigo de luxo!

1995 – meus pais me matricularam num curso de informática. Computadores 486, aprendi a usar o Dos e Windows 3.11. Na metade do ano aprendemos o que era internet com um simulador. No fim de julho a internet chegou à cidade e nossa escola foi uma das primeiras a ter acesso. Custava muito caro, tínhamos pouco tempo pra usar e demorava uns 5 minutos para carregar uma página simples, mas achávamos a coisa mais maravilhosa do universo. Depois chegou o revolucionário Windows 95 e os computadores Pentium!!! E criei meu primeiro e-mail, que não serviu pra nada porque eu não tinha o que escrever nem pra quem e ninguém me escrevia.

1996 a 1997 – continuei o curso. Chats e pornografia bombavam nos momentos livres de internet. Já eu adorava o site do Mauricio de Sousa e do Agente G. No curso, aprendemos a usar Word, Excel e a programar com Visual Basic. Depois fiz o curso de design, aprendendo a usar CorelDraw e PageMaker. Foi o curso que mais gostei.

1998 a 1999 – PowerPoint, Access e Delphi foram os próximos cursos. Na internet comecei as primeiras amizades através de salas de bate-papo, mas nenhuma foi pra frente, porque nem usava e-mail nessa época.

2000 – o uso da internet foi diminuindo. Último curso feito: manutenção de computadores.

2001 – minha irmã comprou seu primeiro computador. Usava ele quando dava. Internet era muito de vez em quando, em casos raros. Mas nesse tempo me mantinha atualizado pelas novidades do mundo virtual com revistas e jornais. Foi quando ouvi falar pela primeira vez de blogs. Achei a coisa mais inútil e boba do mundo.

2002 – entrei na faculdade da minha cidade (fiquei apenas um semestre) e lá tinha acesso livre à internet. Conheci o Google e aprendi a realizar as primeiras buscas nele. Conheci os primeiros blogs e continuei não gostando da ideia de um diário virtual. No fim do ano criei meu primeiro e-mail oficial: distrito22@globo.com.

2003 – entrei em definitivo para o mundo virtual assim que comecei a trabalhar como design. Comecei a participar de diversos grupos de discussão por e-mail do Yahoo Grupos e a participar de fóruns. Criei meus primeiros perfis virtuais e me cadastrei no ICQ, deixando para trás as salas de bate-papos. Adorava fazer amigos no ICQ, principalmente de pessoas estrangeiras. Até hoje me pergunto como é que eu conseguia conversar com elas em inglês. Os amigos do ICQ eu perdi contato, mas alguns dos fóruns e dos grupos eu mantenho contato até hoje (não é não, Nadja?…rzz). Também era viciado no site de música “Usina do som”. Ah, nessa época também baixava muitas músicas pelo Kazaa. E aprendi a usar os programas da Macromedia, como o Dreanwever

2004 – Perdi meu e-mail da globo e tive que criar um novo no Yahoo (que é o mesmo até hoje). Continuei com os grupos e fóruns. Fui parando de usar o ICQ e passei a usar o MSN. Em 01 de agosto recebi um convite do amigo de cinema Diego para participar de um novo site de relacionamentos: o orkut. Custei a aprender a usar aquilo e a entender para que servia, haviam poucos usuários e poucas comunidades. Foi a melhor época do orkut, você podia conhecer pessoas novas sem receber mensagens indelicadas do tipo “Quem é você?” ou “Eu te conheço?”.

2005 – Continuei a trabalhar como design e continuei a usar todas as ferramentas que usava antes. Aprendi a usar o PhotoShop. Diminui a participação em fóruns e grupos, pela falta de tempo. Blogs? Apenas como leitor ocasional e olha lá.

2006 – Entrei para a UFSCar e passei a ter acesso gratuito à internet 24 horas por dia. Também comprei o computador antigo da minha irmã que ficou em casa (recentemente ela levou ele embora porque eu não paguei…rzz). Comecei a aprender a usar bases de dados importantes do meio acadêmico. Conheci o Youtube.

2007 a 2008 – Continuei nessa vida de orkut, msn, grupos (agora apenas um de cinema) e trabalhos acadêmicos. Em 2007 entrei para o Myspace e adorava ouvir música por lá. Em julho de 2008 entrei para o Twitter, embora não entendesse para que servia e não escrevi nada nele, não entendia qual era a graça. Passei a ler alguns blogs, ainda meio desconfiado, sem peridiocidade e criei meu primeiro blog: o Ornitorrinco Quântico, com o objetivo de escrever livros e contos. As atualizações duraram apenas um mês.

2009 – Comprei meu primeiro notebook. Descobri a graça do Twitter e viciei. Como consequencia aprendi a gostar de blogs. Aprendi muito com alguns e teve um em especial que mexeu muito comigo. Aí ressucitei o ornitorrinco, passei a publicar também e fiz minha lista de blogs para acompanhar. Aprendi muito. Reli páginas e páginas de arquivo de alguns desses blogs para me atualizar sobre os autores (a maioria amigos meus) e aprender coisas novas. Entrei para o Facebook. E em agosto lancei esse blog onde escrevo esse texto.

Publiquei esse histórico só pra mostrar como foi curioso o meu caminho, a maioria das pessoas dizem que começaram a vida no mundo virtual com os blogs e depois partiram para outras redes. Eu comecei com as outras antes de chegar ao mundo dos blogs. E cheguei no momento em que dizem que os blogs estão com os dias contados. Bobagem, eles continuarão por muito tempo ainda.

Só nesse primeiro mês de vida do “Dragão-de-Komodo”, ele, juntamente com o Ornitorrinco, tiveram um total de 865 visitas, sem grande divulgação. Dizem também que as pessoas não tem paciencia com blogs com textos muito grandes. Mesmo assim, o Ornitorrinco, que se caracteriza como um blog literário e com contos e crônicas, cresceu dos 120 acessos em maio desse ano para 3100 hoje, dia 31 de agosto.

Fiquei muito feliz com esse resultado e só posso agradecer a todos os leitores desses dois blogs. Isso me estimula a escrever e ainda incentiva no meu trabalho no dia-a-dia, principalmente porque no mundo acadêmico escrever é a nossa principal atividade.

Obrigado a todos pelo tempo dispensado, pelos comentários escritos, e-mails e mensagens em outras redes virtuais e pela atenção e carinho. E vamos continuar juntos nesse maravilhoso mundo da informática que a cada dia apresenta uma novidade diferente. ;)

Nenhum comentário: