terça-feira, 18 de agosto de 2009

Revistas

A Sheila me perguntou por que eu tenho revistas como Elle, Claudia e Nova…rzz

Pois bem, eu sempre fui viciado em papel, meu pai até me apelidou quando pequeno de formiga, de tanto que eu fazia recortes e colagens. Quando comecei a ler a coisa piorou, porque eu queria ler tudo que caia na minha mão.

Por volta dos meus 7, 8 anos minha mãe trabalhava para uma mulher que sempre dava um monte de coisa que ela não usava pra gente e entre essas coisas vinha sempre um monte de revistas. Lá em casa ninguém se interessava por elas então minha mãe dava para mim. Entre essas revistas haviam revistas femininas e eu as usava para fazer recortes, colagens e trabalhos escolares. O pior é que eu lia também e adorava principalmente aqueles encartes lacrados da revista Nova… aprendi muita coisa precocemente com essas revistas…hahaha Mas o que eu mais gostava eram as seções de dúvidas das leitoras, eu colecionava as perguntas (a maioria era sempre muito idiota). Mas isso tem tempo, pra você ter uma ideia nas Caprichos que eu guardo a Ana Paula Arósio era modelo com 13 anos e contava seu dia-a-dia no Japão e o Léo Jaime era colunista da revista…

Naquela época minha irmã já namorava o atual marido dela e ele me apresentou a Superinteressante. Foi o maior vício da minha vida e ele me deu a coleção quase completa que ele tinha. Apaixonei em ciência, viajava com a física quântica, ficava maravilhado com a biologia, história, geografia, matemática… nossa, devorava a coluna do Luiz Barco. Por culpa da super nunca consegui escolher uma área apenas de estudo e virei esse ser interdisciplinar que sou hoje. Eu falo que não fui uma criança muito normal, com 10 anos tentava conversar sobre como Eistein via o tempo com meus coleguinhas no recreio…

Pais e filhos veio durante a gravidez da minha irmã. Set quando eu decidi que queria estudar cinema, em 1997. Nova Escola também foi com minha irmã, que é professora. National Geographic foi quando ela foi lançada no Brasil, fui um dos primeiros assinantes. Essa eu assinei porque a mulher que dava as revistas para minha mãe no passado tinha uma coleção de Geográpica Universal (da ed. Bloch) mas nunca deu uma sequer para a gente, eu tinha que ler na casa dela e era apaixonado em conhecer o mundo. Viajava o mundo inteiro sem sair de casa. Hoje guardo com luxo minhas NG e ainda tenho algumas edições americanas. Ah, guardo também os mapas, são ótimos e tenho vários de várias partes do mundo, como, por exemplo, o Hawai, as ruas do centro de londres, a área central de Sydney, o egito, a lua, entre outros muito legais.

Nossa, e tem um monte de outras revistas que eu li, nem todas guardei só aquelas que realmente me marcaram.

Mas nunca gostei de Contigo! e Caras, embora tenho que confessar que folheio quando vou ao dentista… :)

Enfim, todos meus amigos sabem desse meu vício de revistas, então sempre que eles querem se desfazer me dão de presente. E sempre que alguém precisa fazer algum trabalho sempre me procura pra levar algumas emprestadas.

Um comentário:

Sheila disse...

Oi Rubens,

Ler seu post foi uma volta ao passado. Colecionei - e assinei, ou melhor, minha mãe assinava pra minha e minha irmã - Capricho por alguns anos. Tenho a primeira Capricho com a Ana Paula Arósio na capa e essa aqui que ilustra o post. Na mesma época convenci minha mãe a assinar a Bizz, que depois virou Showbizz e não sei como se chama agora e ela ainda assinava a Veja e a Superinteressante. Tínhamos as primeiras Super!!

Aprendi a me desfazer dessas revistas nas longas mudanças da adolescência - quando saímos de PE, fomos pro norte de MG e um ano depois viemos pro PR - e o que sobrou, se foi quando me casei e minha mãe pediu pr'eu ou levar pra nova casa ou desocupar o guarda-roupa.

Mas, sem traumas, sem mágoas.

Revistas são uma delícia!! Sempre gostei. Acho que mais ainda quando tudo era novidade.

Quanto aos "sexo lacrado" da Nova, aff, muita baboseira! rsrs

Da Capricho, disso de leitoras, eu adorava ler as perguntas que começavam assim: "Minha amiga...", NUNCA eram as gurias, sempre as amigas! hahaha

Ótimo post!

Beijocas.