quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Crepúsculo dos Deuses

Crepusculo-dos-Deuses  Crepusculo-dos-Deuses2

Minha amiga Nadja indicou esse filme há alguns meses atrás, afirmando que seria um filme que eu ia gostar. Não consegui assistir porque não tem em nenhuma locadora e eu não posso baixar filmes na internet. Recentemente, tive uma ótima surpresa ao descobrir que ele estava na lista de filmes a assistir para o mestrado. Uma ótima oportunidade para comprá-lo! Pesquisei e encontrei num preço bom e encomendei, tinha certeza que não arrependeria.

E não me arrependi, é ótimo! A Nadja estava certa, eu adorei a Norma Desmond, protagonista do filme e interpretada pela Gloria Swanson.

Crepusculo-dos-Deuses3

Norma é uma ex-estrela do cinema mudo, que ficou no esquecimento, mas que não admite nunca perder seu brilho e glamour. Ela conhece um roteirista endividado e que não consegue emplacar nenhum de seus roteiros, interpretado por Willian Holden. Como ela é uma mulher milionária, convence-o a trabalhar para ela, escrevendo o que ela pensa ser o seu novo sucesso no cinema e sua retomada. Ele aceita meio a contragosto e ao longo do filme a mulher se mostra apaixonada e completamente obcecada por ele, beirando à loucura.

E ela é louca, orgulhosa, completamente vaidosa e vive em um mundo de ilusão que ela acredita ser real. E como ela adora jogar na cara dos outros que é rica! Uma personagem super complexa e muito bem interpretada, Gloria Swanson arrebenta. Um dos melhores momentos do filme é quando ela conhece o moço e ele diz:

“You’re Norma Desmond. You were big in silent pictures” “É Norma Desmond. Era uma grande atriz do cinema mudo”

E ela projeta o rosto para a frente, muda o olhar e diz com imponência: “I am big. It’s the pictures that got small” “Eu sou grande. Os filmes é que ficaram pequenos”. Uma coisa bem Suzana Vieira…hahahaha

Um luxo!

Crepusculo-dos-Deuses4

Nenhum comentário: