domingo, 4 de outubro de 2009

São Francisco de Assis

São Francisco é meu Santo Padroeiro. É ele quem me guia, orienta, consola e apóia, tanto nos momentos difíceis quanto nos bons. Desde pequeno ele é presente em minha vida. Aliás, desde ante de eu nascer, pois meu segundo nome é Francisco, herdado de meu pai.

Lá em casa a gente tinha a tradição de cada um ter seu santo padroeiro e era a ele que a gente recorria e procurava conhecer sua vida e sua mensagem para aplicá-la na nossa. Meu pai é protegido por Santo Onofre, minha mãe por Santo Antonio, minha irmã pela Imaculada Conceição de Maria e eu por São Francisco.

É impossível descrever em poucas palavras tudo o que Francisco fez por mim e minha vida. Um dos meus maiores orgulhos é que sou consagrado à Maria em uma ordem de origem franciscana (outro dia conto sobre isso). E esse ano, em especial, ele intercedeu por mim em uma decisão que precisava tomar e temia estar em desacordo com Deus. Ele me fez lembrar o verdadeiro significado de “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz” e que Deus estava comigo.

Sempre que estou com um problema, uma dúvida ou um medo recordo sua oração, que é belíssima e profunda. E ele é minha ponte para Jesus, ele me auxilia a estar sempre perto de Cristo e a compreender seu evangelho.

Fico triste apenas de não fazer mais por São Francisco, o que faço por ele e sua mensagem é muito pouco perto da distância em que os homens se encontram da Palavra de Cristo, além de errar muito e vira e meche me ver saindo do que ele me pede. Mas entre erros e acertos vou levando minha vida, sempre tendo o apoio desse santo maravilhoso.

Mesmo se você não for católico, leia sua oração também. Ela é linda e mostra uma lição importante para a humanidade.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna…

 

3 comentários:

Sheila disse...

Rubens querido,

No Espiritismo não adoramos santos, mas criaturas como Francisco de Assis não têm como não admirar. Sua vida dedicada a Jesus, seu exemplo de simplicidade e de amor à todas as formas de vida...

Tenho um carinho gigante por ele, muito maior do que posso explicar! Sua oração é uma das minhas preferidas. Perfeita! Que nem ele.

Amei o vídeo, tô aqui chorando ouvindo essa voz linda e vendo as cenas idem de Irmão Sol, Irmã Lua...

Beijocas e linda semana pra você.

Rubens Torres disse...

Oi Sheila,

A história de Francisco e Clara é uma das mais lindas histórias de amor, de duas almas que se conjugaram no mesmo sonho através da fé.
Nos mostra o quanto o amor é grande e se realiza de inúmeras maneiras nos corações daqueles que se deixam amar.
Porque o amor vem de Deus e é nossa ligação mais forte c/ Ele.

Boa semana p/ vc tbém!!!
bjo

Nadja disse...

Rubens,

Vou contar-lhe uma coisa... Senta que lá vem estória!!!(rs)

Das igrejas e capelas que conheci em Ouro Preto, cerca de 05 ou 06, sendo que ao todo são 21, a mais simpática foi a Igreja de São Francisco de Assis.

Nela senti uma vibração diferente das outras.
O pátio da mesma é uma graça!
Não há jardim, mas as flores que brotam na grama e tb aparecem entre as árvores, atrás do muro de pedra, são de uma beleza extraordinária!

Ali senti uma paz diferente, algo light.
Então compreendi que estava diante de um santo ligado aos aspectos da natureza...
Como sabe, sou devota de São Francisco de Assis e a ele rendo o meu louvor!