quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sagwa: A gatinha siamesa – Desenhos Preferidos (08 de 25)

sagwa

Esse é um desenho que passa no canal Futura e eu adoro. Aliás, todos os desenhos que passam no Futura são muito bons. Conta a história de uma gatinha siamesa e sua vida em uma província chinesa, onde ela mora na casa do mandarim, governador da província.

É um desenho infantil baseado no livro “Sagwa, the Chinese Siamese Cat” de Amy Tan e passa diversas lições de moral e ética apresentadas de forma lúdica através dos relacionamentos entre os personagens.

sagwa091

Os personagens são: Sagwa, a principal, uma gatinha meiga, um pouco desajeitada, de bom coração e que possui uma habilidade ótima em caligrafia, ela pinta os caracteres chineses com perfeição, usando seu rabo e tinta nanquim, o que é adimirado por todos; Fu-fu, seu melhor amigo, um morceguinho que usa óculos e que é um ótimo amigo, carinhoso e também um tanto desajeitado; seus irmãos Sheegwa (irmã mais nova e responsável pelas maiores bagunças que acontecem) e Dongua (o irmão mais peralta e que mais implica com ela, mas se amam mesmo assim); Mamãe e Papai Miau, os pais de Sagwa, sempre muito presentes e preocupados com os filhos; Mandarim e sua família e funcionários (personagens humanos).

Histórias curtas, roteiros simples mas sempre muito eficientes, sempre valorizando a importância da amizade, amor, da família e dos bons sentimentos, como a sinceridade, perdão e gratidão. Sagwa e seus irmãos sempre passam por alguma dificuldade que põe em cheque seus princípios, como ciúme, perdas, proibições e medos. Através de suas atitudes e o reconhecimento dos seus erros eles sempre partem em busca de concertá-los e reestabelecer coisas que se romperam por causa de suas atitudes negativas.

Copyright © 1995 - 2008 Public Broadcasting Service (PBS). All Rights Reserved

O melhor é que a cultura chinesa é muito bem aproveitada e respeitada, todo o desenho tem o clima das tradições chinesas e passa isso de forma respeitável, o que é algo a ser elogiado, tendo em vista não ser uma produção chinesa e sim americana.

Se algum dia você estiver triste ou desiludido com alguma coisa assista um episódio de Sagwa, sempre é reconfortante. O carinho de Sagwa passa a tela da TV e consegue nos encher de esperança e acreditar no poder da amizade.

sagwa

2 comentários:

Cleo disse...

eu adoro a sagwa....

Hum? disse...

eu também