quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Paixão por conchas

Quando eu era pequeno e minha irmã ia para a praia ela sempre perguntava se eu queria algum presente. Eu sempre pedia a mesma coisa: conchas.

Depois quando ela começou a namorar o André também passei a pedir conchas para ele. Alguém disse na TV que as conchas carregavam consigo o som do mar, bastava botá-las no ouvido e o som apareceria.

Quando ganhei minhas primeiras conchas achei incrível, porque eu realmente ouvia o tal barulho e achava sensacional. É claro que depois cresci e descobri que aquilo não era barulho do mar coisa nenhuma, mas era mágico acreditar nisso na infância.

Lembro que deitava no chão, botava a concha no ouvido, fechava os olhos e viajava para a praia na imaginação.

Não demorou muito fui para a praia com a minha irmã e claro que meu maior objetivo era recolher o maior número de conchas possível. Fiz a festa, procurava pelas mais bonitas e maiores. E quando eu descobri um bicho dentro de uma? Aprendi na prática qual a função dessas conchas na natureza… Sabe, nem dava muita bola para o mar, o legal era caçar conchas. Foram tantas conchas recolhidas que nem consegui levar todas para Minas, tive que escolher apenas algumas.

Como em Minas não tem mar, minha fonte de conchas era a areia de construção. Meu pai era pedreiro e sempre tinha areia em casa ou no trampo dele, eu passava horas procurando conchas. A maioria era feia, cinza, sem graça. Mas recolhia mesmo assim. De vez em quando achava uma mais bonitinha, aí era festa. Achava também umas pedrinhas bonitas, guardava junto.

Para minha família essas conchas e pedras eram lixo, ou melhor, coisas do Rubens. Minhas casas de peças de montar e massinha de modelar ficavam muito mais bonitas com minhas conchinhas e pedrinhas…rzz

Não tenho mais essas conchas, apenas uma grandona linda que deve estar guardada em algum lugar lá em casa, mas até a última vez que fui na praia ainda procurei por elas pela areia.

E vou continuar procurando sempre, esperando ouvir alguma mensagem de dentro delas para mim…

Um comentário:

Nadja disse...

Quando vou à praia, pareço criança...

Adoro caminhar a fim de pegar conchas!

E trago todas para casa, viu?

Já fiz até alguns quadrinhos com as gracinhas que encontrei...