quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O famoso leite de Passos

Conversando com a @natalialott hoje pela manhã lembrei do famoso caso do leite adulterado que teve início em Passos.

O fato aconteceu em outubro de 2007 e teve repercussão nacional em todos os meios de comunicação. Foi matéria do Jornal Nacional, Fantástico, matéria da Veja, Folha, enfim, de todos os meios de comunicação e matou todos os passensses de vergonha.

Para quem não lembra do caso, leiam essa matéria do jornal Folha de S. Paulo sobre o assunto, que saiu no dia 22/10/2009:

Leite adulterado era vendido para Parmalat e Calu, diz PF

A Parmalat e a Calu (Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia) estavam entre os compradores de leite das cooperativas Coopervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande) e Casmil (Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro), segundo a Polícia Federal. As cooperativas são acusadas de "batizar" o leite longa vida com substâncias que aumentavam seu volume e que disfarçavam suas más condições de conservação.

A operação Ouro Branco, que desarticulou a suposta quadrilha, foi realizada nesta segunda-feira. Ao todo, 26 pessoas foram presas --17 em Uberaba e nove em Passos, ambas em Minas Gerais. Agentes da Polícia Federal e os Ministérios Públicos Estadual e Federal participaram.

De acordo com a PF, os responsáveis pela Coopervale e pela Casmil, que estão entre os presos, admitiram a fraude no leite. A PF recolhe em todo o país amostras de leite dos compradores das cooperativas para análise.

[…]De acordo com a PF, a Coopervale e Casmil "batizavam" o leite para aumentar seu volume e adicionavam produtos químicos para que ele durasse mais tempo. A fraude foi descoberta após denúncias de outras cooperativas e de ex-funcionários das empresas.

Parte da fraude era executada com substâncias não permitidas pela lei e, segundo a PF, o leite adulterado foi considerado impróprio para consumo humano em um laudo realizado por um laboratório do Ministério da Agricultura.

A Casmil é acusada de adicionar peróxido de hidrogênio (água oxigenada) ao leite, substância que disfarça más condições sanitárias de conservação e transporte, enganando os compradores. "A princípio, as empresas compradoras são vitimas", diz o procurador Carlos Henrique Dumont Silva.

O peróxido de hidrogênio pode causar a redução do seu valor nutricional. Quem a ingere pode ter dores de estômago e até morrer, dependendo da concentração, segundo o laudo obtido pela Procuradoria mineira. O laboratório não conseguiu detectar a concentração da substância no leite analisado […]”.

Na época eu ouvia todos os tipos de piada. Mas o pior é que a Casmil era uma das maiores empresas da cidade e o acontecido acabou gerando desemprego.

Uma coisa engraçada que me aconteceu na época, eu estava passeando pela cidade num domingo e passei pela Casmil, que estava deserta. Na rua só tinha uma senhora que veio em minha direção (e eu tenho certeza que ela é uma personagem de Fellini que fugiu de alguma de suas películas…rzz) e disse para mim em gargalhadas: “Olha minha barriga moço, tá dura de tanto leite com soda que eu tomei” – e batia as mãos na barriga com gosto, e eu me acabei em gargalhadas também…hahahaha

Mas o interessante é que a cidade passou anos tentando ser reconhecida nacionalmente como a cidade da moda, mas acabou sendo conhecida como a cidade do leite batizado.

E eu torço para que ela seja reconhecida de verdade como cidade da Moda porque é louvável a evolução deles no setor. São muitas indústrias de confecções e que vendem suas peças para todo o Brasil e até já exportam para outros países. Lá tem uma avenida conhecida como Av. da Moda, onde se concentram as lojas de roupas. Vocês não fazem ideia do quão linda essa avenida está ficando, cada vez que eu vou lá me surpreendo. As lojas estão tão lindas que até parecem aquelas lojas americanas que a gente vê em filmes. Um dia vou tirar fotos e postar aqui.

Quanto à política da cidade… essa eu não posso elogiar. O povo escolheu o pior prefeito que podia e agora estão pagando o preço por isso. Eu acho ótimo, pra esse povo deixar de ser besta. O cara foi prefeito 2 vezes no passado e não fez absolutamente nada pela cidade e mesmo assim o povo devolveu o poder a ele. O que ele está fazendo atualmente: nada, como sempre. Quatro anos de estagnação e paradeira total.

Minto, tem algo que ele está fazendo. Está empregando a família, as namoradas dos filhos, os primos, os cachorros… nem Sarney empregou tanta gente da família como ele e em cargos importantes e de chefia.

E a Natalia me disse que na cidade dela, Juiz de Fora, tem um prefeito ladrão e um vendedor de diplomas. A qualidade dos políticos brasileiros e dos espertinhos é uma coisa impressionante. Vergonha!!!

PS: algumas das marcas de moda de Passos (muitas delas participam de importantes desfiles de moda): Via Sampa, Machinho, Impressinho, Talento, M Janfricz, Afrodite Moda Praia, Glemon, Sharmon, Farol, Maria Bella, Pito Pitô, Novatta e Abrolhos.

Nenhum comentário: