quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Redações

Meu amigo Didi me contou hoje que uma mulher pediu a ele pra corrigir uma redação que ela tinha feito. Só que a redação estava horrível, o Didi praticamente a refez pra mulher. Não havia conexão, coesão, palavras escritas erradas e acentuação então… um lixo!!!

Como as pessoas escrevem mal!!! Tudo bem cometer um erro ou outro, o português é uma língua difícil, mas cometer mais erros que acertos não dá. As pessoas não tem o hábito de leitura e sem ler ninguém vai conseguir escrever bem nunca.

Estou contando isso porque lembrei de um fato curioso que me aconteceu em 2005, quando estava no cursinho pré-vestibular. Havia uma mulher, carinhosamente apelidada de Zeca Urubu por conta de uma leve semelhança da infeliz com a personagem do Pica-pau, que queria aprender a escrever redações. Pediu ajuda ao meu amigo Beto, que leu uma redação dela e disse que estava bom mas que ela precisava ler mais revistas e jornais pra praticar e melhorar o seu texto. Depois o Beto me procurou e contou que a redação estava uma droga. Ela pediu ajuda a mais 2 amigos e a história se repetiu, eles acharam uma droga mas foram simpáticos com ela e disseram que com o tempo ela melhoraria.

Aí ela me procurou. Me entregou a redação. Eu li até a metade. Não estava horrível, estava uma porcaria, nada fazia sentido, um monte de frases soltas e sem nexo. O que eu fiz? Fui sincero, como sempre sou:

- Olha, vou dizer a verdade, está uma droga o seu texto. Com uma redação dessas você não passa nem numa universidade fuleira.

- O que??? Mas tá tão ruim assim?

- Tá horrível, olha só…

Aí eu li pra ela e mostrei o que não fazia sentido. Meus amigos me criticaram, falaram que eu fui maldoso com ela. Eu não concordei, as vezes a gente precisa de uma boa porretada pra perceber que precisa mudar.

Resultado? Ela passou no vestibular. E eu ganhei uma caixa de bombons… :)

Um comentário:

Nadja disse...

Associados aos erros de português, outros pormenores são encontrados nas redações atuais.

1) A falta de ideias que se dá pelo conhecimento escasso.

2) A ausência de sensibilidade, outro fator crucial.

Pode-se até escrever uma redação sem um erro de português, porém, se o texto não tiver nexo, sinto muito!

Ficará pior do que a Vanusa cantando o Hino Nacional Brasileiro...rs

E tb noto que a falta de sensibilidade e aquele timing tão preciso, muitas vezes são detalhes esquecidos pelos próprios profissionais da área de comunicação.

Lamentável!